A Prefeitura de Paranaguá anunciou que irá realizar obras de reparo na passarela da Ilha dos Valadares que receberá uma ampla intervenção artística no próximo dia 1.º de maio através do “Projeto Andada”, iniciativa do Paranaguá Mais Cores. Serão realizadas interdições pontuais em horários específicos para realização das obras pelas equipes do município. Está sendo feito um trabalho de reparo para que a tinta possa ser aplicada, levando diversos elementos culturais locais e cores para a passarela, que é um dos cartões-postais de Paranaguá.
O “Paranaguá Mais Cores” é conhecido nos últimos anos por democratizar a cultura caiçara por meio da arte urbana com diversos painéis espalhados pela cidade, sendo que em 2025 também se destacou por seus mutirões de pintura realizados no Caranguejo da Rodoviária e na Escadaria da Copel. A intervenção na passarela da Ilha dos Valadares também será em forma de mutirão, ocorrendo no Dia do Trabalhador, das 9h às 19h, aberto à toda a população.
A iniciativa conta com apoio da Prefeitura de Paranaguá por meio das secretarias municipais de Cultura e Patrimônio Histórico, Meio Ambiente e Serviços Urbanos. O “Projeto Andada” é aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) da Secretaria de Estado da Cultura.
Horários de interdição
Segundo o município, “antes da passarela ser pintada, alguns reparos precisam ser feitos, por isso é importante que a população fique atenta aos horários”, destaca. Nos dias 14, 15, 16 e 30 de abril, a passarela será interditada no horário das 9h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h, ficando livre para passagem das 11h30 às 13h30 e das 17h até às 9h30 do dia seguinte.
Em 1.º de maio, dia da ação, o espaço será interditado para realização do mutirão das 8h às 20h, ficando livre para fluxo a partir das 20h. Além disso, nos dias 2 e 2 de maio, das 21 às 5h, haverá interdição da passarela, com passagem livre das 5h às 21h. Durante o período de paralisação do fluxo de cidadãos na passarela, o deslocamento de pessoas deverá ser em uma das vias de acesso à Ilha dos Valadares através da ponte, contando com atuação da Guarda Civil Municipal (GCM), assim como ocorreu na recente limpeza da estrutura na última semana.
- Ação do Paranaguá Mais Cores na passarela da Ilha dos Valadares será aberta à população
Melhorias antes da pintura
Segundo Giovanni Negromonte, o “Gio Negromonte”, advogado, artista e um dos idealizadores do Paranaguá Mais Cores, foram iniciadas melhorias para concretização da intervenção artística na passarela. “Iniciamos os reparos de alvenaria na passarela da Ilha dos Valadares para receber nosso grande mutirão de pintura no dia 1.º de maio”, completa. De acordo com a organização, a primeira fase do projeto requer muitos cuidados com a ponte. “Sabemos que não dá só pra chegar e colocar tinta: a gente precisa de reparos, carinho e novos ares”, detalha.
“Estivemos por lá acompanhando o processo de reparos de alvenarias. Sabe o que isso significa? Que cada buraquinho ou defeito foi arrumado pra gente construir juntos a ponte mais colorida do mundo”, afirma o projeto.



Cultura caiçara
De acordo com Negromonte, o “Projeto Andada” conta com o caranguejo como elemento principal, sendo um símbolo cultural do parnanguara e caiçara. “A nossa sociedade se vê representada através do caranguejo, ele é um símbolo que gera identificação naturalmente conosco. Não à toa nós temos caranguejos em praça pública, nós temos um estádio caranguejão, nós temos confraternização de final de ano, que são grandes caranguejadas, que as famílias se reúnem para poder comer junto e confraternizar, então a gente entende que o caranguejo é um símbolo e ele consegue ter essa representação cultural na nossa cidade”, frisa.
“A escolha desse nome Andada para a obra é exatamente nesse sentido, porque a gente pensa a relação entre o caranguejo e o parnanguara dentro dessa lógica da necessidade da andada para essa reprodução, enquanto os caranguejos vão andar para poder se reproduzir, trocar de mangue, o parnanguara e também o caiçara, ele também vai atravessar a ponte para poder viver, para os seus afazeres, seja para ir às escola, ir trabalhador ou ir ao mercado. Então, fazemos esta relação entre o caranguejo e o parnanguara”, destaca. O idealizador salienta também que a benfeitoria reforçará a identificação da população com a passarela e a obra artística a céu aberto.
“No lugar de você caminhar numa passarela cinza, você vai passar vai começar a caminhar numa grande obra de arte, então a cidade vai receber uma obra de arte para além de um ponto turístico ela vai se tornar uma obra que se comunica com a população”, salienta Negromonte.
Cumprimento de cronograma e Dia do Trabalhador
João Ricardo Guimarães, um dos idealizadores do Paranaguá Mais Cores, afirma que a expectativa é que a população se envolva no projeto, bem como que o cumprimento do cronograma seja realizado. “Essa arte vai ser executada em 1.º de maio, algo bem representativo, porque é a ponta que liga a ilha ao continente, à cidade e fundamentalmente por pessoas trabalhadoras que se deslocam até o Porto, até o comércio de Paranaguá para trabalhar. Isso que foi bem legal de estar fazendo um feriado e também dar oportunidade de mais pessoas participarem por ser feriado”, salienta
“As pessoas vão poder participar nesta obra na ponte, interagindo diariamente com este espaço. É inovador, porque não é muito comum a gente estar passando diariamente sobre a ponte e com arte. Então, eu acho que vai ficar esteticamente bem agradável, ao invés de você caminhar só num chão, assim, sem cor, sem vida, você irá passar por elementos que dizem respeito à sua vida, à sua ancestralidade, ao seu território, ao seu meio ambiente. Então, eu acho que vai ressignificar esteticamente, principalmente, trazendo qualidade de vida, bem-estar, para as pessoas que caminham por ali, e acho que vai ser bem agradável”, completa João.
Apoio e ações
Empresas que quiserem apoiar o Paranaguá Mais Cores, podem entrar em contato através das redes sociais que divulgam constantemente as ações do projeto por meio do Instagram @pguamaiscores e do Facebook.
Com informações da Prefeitura de Paranaguá