Ser relator do projeto do Imposto de Renda vai possibilitar a Arthur Lira (PP-AL), ex-presidente da Câmara dos Deputados, um grande protagonismo ao líder político num momento em que existe incerteza quanto à formalização de uma federação partidária com o União Brasil.
Na realidade, existe um acordo para que o parlamentar alagoano seja o presidente da federação, contudo há impasses regionais impossibilitando uma definição do União, que ainda não decidiu formalizar a composição partidária.
Segundo avaliação dos seus aliados, é importante para Arthur Lira ficar em evidência no cenário político porque o deputado pretende concorrer ao Senado por Alagoas no próximo ano, quando haverá duas vagas em disputa.
Nos últimos meses Lira teve outras alternativas para se manter em evidência: assumir o Ministério da Agricultura, comandar a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante da Câmara, e ser relator do Orçamento da União de 2026, porém nenhuma dessas hipóteses se concretizou.
No final de semana ressuegiu a ideia, defendida até por setores do PT, de Arthur Lira ser nomeado pelo presidente Lula (PT) para o cargo de ministro da Agricultura.