Parque Dom Pedro é referência em cuidado com o meio ambiente


Empreendimento possui estação própria que trata 100% dos efluentes e destina os resíduos para empresa que produz fertilizante orgânico Parque Dom Pedro possui estação própria de tratamento de água e esgoto, localizada ao lado do estacionamento
Divulgação: Parque Dom Pedro
Reconhecido por suas iniciativas voltadas em prol do meio ambiente e de sustentabilidade desde a sua construção, o Parque Dom Pedro chega à marca de 2 milhões de litros de água potável economizados por ano, equivalente ao abastecimento para 2.000 pessoas no mesmo período. O volume é resultado de diversas ações do empreendimento, como a destinação do lodo gerado no tratamento do esgoto se transforma em fertilizante orgânico, que vão ao encontro do objetivo do empreendimento: defender a gestão sustentável dos recursos naturais e conscientizar as pessoas a respeito da importância deles e da sua preservação.
Desde sua inauguração, em 2002, o reuso de água é adotado e, atualmente, 100% da água descartada é tratada em uma estação própria, com capacidade de tratamento mensal de 7,5 milhões de litros por mês. Dessa água tratada, 60% são utilizados para uso não potável, como irrigação, limpeza de piso externo e bacias sanitárias. O restante passa por mais uma etapa de tratamento especial para ser utilizado nas torres de resfriamento de ar-condicionado do Parque Dom Pedro, administrado pela ALLOS.
“O Parque Dom Pedro nasceu com o objetivo de ser referência em cuidados com o meio ambiente no setor, inspirando aqueles que acreditam que é possível haver desenvolvimento de forma responsável, segura e sustentável”, conta Rafael Moral Marques, superintendente do shopping.
Por isso, o empreendimento adota desde a sua construção políticas de preservação do meio ambiente, investindo continuamente em novas iniciativas.
As práticas de reuso da água e economia energética do Parque Dom Pedro foram reconhecidas por três vezes pelo Prêmio Newton Rique de Sustentabilidade da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers).
“Temos, ainda, outras iniciativas que impactam positivamente o meio ambiente, como a destinação adequada dos resíduos gerados. Hoje somos um empreendimento Aterro Zero, ou seja, 100% do lixo gerado, orgânico e não-orgânico, é reaproveitado e nada é enviado para aterros sanitários”, complementa.
O empreendimento de 126,5 mil m2 também trata 100% do esgoto, utilizando um processo físico-químico que passa por três etapas: gradeamento, para a retirada de resíduos sólidos, como absorventes, papéis, tecidos etc.; reator biológico, em que o material orgânico é transformado em lodo ativado; seguindo para a tecnologia MBR (Biorreator a Membranas de Ultrafiltração).
“Investimos constantemente em novas tecnologias e atualmente aplicamos este processo, que é o mais seguro e confiável da atualidade para tratamento de esgoto”, explica o superintendente.
100% do esgoto gerado nas instalações do shopping passam por tratamento para reuso
Divulgação: Parque Dom Pedro
“Com todas as mudanças que vemos acontecer no meio ambiente e sabendo que, até 2040, as principais regiões hidrográficas brasileiras poderão perder até 40% da sua disponibilidade de água, conforme o levantamento mais recente da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), temos orgulho de sermos reconhecidos nacionalmente por nossas práticas ambientais” celebra Marques, citando o estudo “Impacto da mudança climática nos recursos hídricos do Brasil”, divulgado em janeiro deste ano.
Segundo o relatório da ANA, a disponibilidade hídrica pode cair mais de 40% em regiões hidrográficas do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e parte do Sudeste até 2040, podendo afetar a geração hidrelétrica, a agricultura e o abastecimento de água nas cidades dessas regiões.
Eficiência energética

Crédito: Divulgação
A eficiência energética também recebe atenção contínua do Parque Dom Pedro. Em 2022, o empreendimento conseguiu manter o consumo de 2021, quando o shopping passou por um período fechado, em razão da pandemia de Covid-19. Essa conquista é resultado de atualização de equipamentos, manutenção preventiva e orientação para consumo consciente, além do aproveitamento da iluminação natural.
Marques lembra que o empreendimento está passando por uma revitalização, mas sem perder recursos sustentáveis, como o uso de claraboias que, além da beleza, têm design que colabora com iluminação natural para o empreendimento.
“É um novo olhar sobre a proposta original: ser um parque com relevância da luz natural e ter áreas verdes com implementação de novo paisagismo para receber os visitantes”, afirma o superintendente.
Aterro zero
Ao longo de sua história, o empreendimento acumula iniciativas exemplares, alcançando resultados expressivos, como a reciclagem de 100% do lixo gerado, atingindo a marca do Aterro Zero em 2022.
“Este é um resultado fantástico, que só conseguimos alcançar com o apoio de todos: equipe de operações e, especialmente, os lojistas, nossos parceiros, e seus colaboradores”, afirma o superintendente do shopping.
Um dos materiais que iria diretamente aos aterros sanitários é o lodo gerado na estação de tratamento, mas que é destinado a uma empresa que utiliza o material na produção de fertilizante orgânico. Somente com o material destinado pelo shopping são produzidas 278 toneladas do adubo, suficiente para uma área de cerca de 556 m2.
Com isso, além de cumprir a legislação, o shopping gera empregos indiretos nas indústrias e cooperativas e reduz as emissões de carbono na atmosfera. Os materiais que não passam pela triagem como material reciclável são direcionados ao coprocessamento, que transforma os materiais considerados em combustível derivado de resíduos, utilizado para substituir combustíveis fósseis, principalmente na fabricação de cimento. Essa é uma forma ambientalmente adequada de aproveitar a energia gerada pela queima desses materiais.
Parque Consciente
As ações ambientais, sociais, de incentivo à educação, ao esporte e bem-estar desenvolvidas pelo Parque Dom Pedro fazem parte da política do empreendimento em ESG, sigla em inglês para Environmental, Social and Governance — em português, Ambiental, Social e Governança. Anualmente, o Parque Dom Pedro desenvolve ações diversas que impactam positivamente o futuro da comunidade ao seu entorno, sendo reconhecido, nacional e internacionalmente, como referência em práticas sustentáveis no setor de varejo.
Todas essas ações são identificadas com o selo Parque Consciente, criado para que o público possa reconhecer as iniciativas do shopping nesta área. Pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos, o empreendimento recebeu, em 2023, o selo “Empresa Amiga da Primeira Infância”, concedido pela Prefeitura de Campinas. Além disso, já foi premiado diversas vezes pela Abrasce (Associação Brasileira de Shoppings Centers) pelas práticas ambientais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.