Segunda temporada do PodLegislar estreia em abril e revela bastidores

A rotina do legislativo potiguar volta a ser apresentada no podcast PodLegislar, mostrando os bastidores do trabalho dos servidores da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN). Na segunda temporada será mostrado o funcionamento da Procuradoria da Mulher e das Comissões Permanentes da Casa. O primeiro episódio da segunda temporada do PodLegislar irá ao ar no dia 3 de abril.

“Em todo o País ainda é pouco conhecido os detalhes do trabalho desenvolvido nas Casas Legislativas. A questão é cultural e ultrapassa os limites da Gestão Pública. Mas utilizando uma linguagem fácil e próxima do público estamos buscando o contato direto com a sociedade. A primeira temporada do PodLegislar funcionou muito bem. E pode ser acessada no YouTube. Assim como a segunda temporada que irá detalhar o que cada Comissão permanente trata e produz”, explicou Ezequiel Ferreira, presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

São seis as Comissões Permanentes da ALRN: Comissão de Constituição, Justiça e Redação; Comissão de Finanças e Fiscalização; Comissão de Administração, Serviços Públicos, Trabalho e Segurança Pública; Comissão de Saúde; Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento socioeconômico, Meio Ambiente e Turismo; e, Comissão de Defesa do Consumidor dos Direitos Humanos e Cidadania.

O papel da comissão permanente na Assembleia Legislativa é crucial para o processo legislativo. Elas são responsáveis por analisar e dar parecer sobre projetos de lei e outras proposições, dentro de suas áreas temáticas específicas. Isso inclui analisar a constitucionalidade e legalidade das propostas, propor emendas e elaborar relatórios que orientam o plenário na decisão final. As comissões permanentes também podem realizar audiências públicas, convocar autoridades e produzir estudos para aprofundar o conhecimento sobre os temas em debate, contribuindo para uma legislação mais informada e eficaz.
O podcast faz parte das ações do Planejamento Estratégico e é operacionalizado pela Diretoria de Comunicação, além de mobilizar as redes sociais com exibição pelo YouTube, no canal @assembleialegislativadorn.

“Essa é mais uma ação de transparência e para que a população consiga acompanhar mais de perto o trabalho e as ações dos deputados estaduais e do corpo de servidores do legislativo”, disse Marília Rocha, diretora de Comunicação da ALRN.

A segunda temporada do PodLegislar será apresentada, também, pelos servidores e jornalistas da Casa que atuam na Diretoria de Comunicação, Gerlane Lima e Alexandre Mulatinho. Ambos têm experiência em rádio, tv e assessoria, com o diferencial de estarem à frente de projetos de comunicação no Legislativo, atuando na ALRN há quase uma década.

“Estamos felizes em fazer parte desse projeto que visa ampliar as ações de comunicação interna e dar visibilidade ao que vem sendo feito na Assembleia”, destaca Gerlane Lima, coordenadora de Comunicação Institucional e apresentadora de programa diário de rádio.

Ex-secretário estadual de Comunicação e atual coordenador de Imprensa e Divulgação, Alexandre Mulatinho argumenta o papel da transparência na comunicação pública. “Somos jornalistas com especialização em Gestão Pública e em Comunicação Pública, e vamos apresentar a nossa expertise no assunto”, comenta o jornalista.

O podcast PodLegislar nasceu em 2023. “O PodLegislar é um espaço de diálogo entre servidores, deputados estaduais e população, que poderá participar de forma interativa através das redes sociais da Assembleia. Queremos mostrar ainda mais o que fazemos aqui”, argumenta o diretor-geral da ALRN, Augusto Viveiros.

Os parlamentares e presidentes das comissões terão espaço para falarem sobre a atuação dos mandatos, os projetos em tramitação, as audiências públicas e iniciativas em debate na Casa e explicar o funcionamento de cada uma das comissões.

Os episódios são exibidos às quintas-feiras nas redes sociais e na TV Assembleia (canal 10.3). A cada quinta-feira, 19h, um bate-papo diferente.

O conteúdo também ficará disponível no site (al.rn.leg.br) e nas plataformas de podcast (Spotify) e nas redes sociais @assembleiarn.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.