RN será pioneiro nacional na construção do Observatório de Economia Solidária

A SETHAS realizou hoje 25/02 duas importantes reuniões. Pela manhã, em parceria com o Dieese Nacional, houve o encontro de sensibilização com representantes de segmentos da economia popular e solidária para definir datas de oficinas que vão construir o modelo do caderno metodológico para a implantação de observatórios estaduais de economia solidária.

O Rio Grande do Norte é um dos estados pilotos nesta experiência e serão realizadas duas oficinas. A primeira dias 22 e 23 de abril para fazer o diagnóstico participativo da economia solidária no processo de construção do Observatório; e a segunda, dias 27 e 28 de maio para a construção do plano de trabalho do Observatório.

Com representantes da Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (SENAES/MTE) a reunião à tarde foi sobre alinhamento entre os sistemas Estadual de Cadastro e Informação do RN (CADSOL RN) e a retomada CADSOL Nacional pela SENAES.

Foi debatida a possibilidade técnica de integração entre os sistemas e duas metologias de validação dos mesmos.

A secretária da SETHAS, Iris Oliveira, destacou a importância das experiências do CadSol RN como produto inovador no segmento da Economia Solidária graças ao investimento do Governo do Estado em parcerias como a SENAES e com o Dieese na implantação do Observatório.

O secretário-adjunto da SETHAS, Adriano Gomes, ressaltou a importância da experiência do Observatório do Trabalho e de Políticas Sociais do RN, uma parceria com o Dieese na produção de dados sobre pobreza, trabalho, emprego e renda. Com a proposta do Observatório da Economia Solidária do RN, pontuou, o Estado do Rio Grande do Norte vai ampliar sua produção de dados neste segmento.

Participaram os coordenadores do Dieese de SP, Marcos Aurelio Souza, e de Pernambuco, Milena Prado.

Na reunião realizada pela Subcoordenadoria de Economia Solidária e Cooperativismo da SETHAS e o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) para a criação do Observatório de Economia Solidário do RN ficou definido que observatórios estaduais de economia solidária terão como atribuição produzir estatística e conhecimento sobre economia popular e solidária e construir planos de trabalho formas de financiar as atividades das comissões estaduais do CADSOL.

CADASTRO

Na reunião sobre os cadastro de economia solidária, com o representante da SENAES, Francisco Oliveira, ficou definido que a experiência do CADSOL RN via aplicativo Ecosol Digital, desenvolvido pela Subcoordenadoria de Economia Solidária da SETHAS, será partilhado com a SENAES e serão construídas alternativas de convergências entre sistemas de identificação e validação de Empreendimentos de Economia Solidária para acesso a política pública.

Participaram:

Subsecretário do Trabalho, George Vieira Ramalho, a subcoordenadora de Economia Solidária, Lidiane Freire; Matheus Mendes, Programa Paul Singer; Melayne Macedo, Observatório do Trabalho e de Políticas Sociais do RN (OTPS); Nara Rafaelle de Lima Viana, Rede Xique-Xique; Julia Avelino de Almeida, mandato da vereadora Brisa Bracchi; Denise Cristino Momo e Lidiane de Medeiros Lucena Saraiva, IFSOL IFRN; José Leoncio da Silva Jr, mandato da deputada Divaneide Basílio; Guilherme Medeiros, OTPS; Alex da Costa Soares, Ministério da Agricultura e Pesca; Jose Carlos da Silva, Cáritas de Caicó; Maria Lucia Baldino da Silva, Conselho Esadual de Economia Solidária; e Marcia Melo, mandato da deputada Natalia Bonavides.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.