Usina da Paz: Helder inaugura em Marabá o maior projeto de inclusão social da América Latina

O governador do Pará, Helder Barbalho, inaugurou na manhã deste sábado, 22, a Usina da Paz de Marabá, celebrando a marca de onze unidades do maior programa de inclusão social da América Latina. Ao lado da vice-governadora, Hanna Ghassan, do deputado estadual, Chamonzinho (MDB), e de demais lideranças políticas, Helder enfatizou que o complexo irá oferecer mais de 70 tipos de serviços gratuitos à população, como saúde, educação, esporte, lazer, cultura e assistência social, e 36 órgãos públicos atuando diretamente no espaço. Com mais de 10 mil metros quadrados de área construída, o espaço conta com uma estrutura moderna e funcional.

“Hoje é dia de festejar. A Usina da Paz de Marabá fará com que esta região – que ao longo do tempo teve impactos por conta da vulnerabilidade social, e consequentemente os índices de segurança pública transformaram esse local em um desafio – tenham uma transformação direta na qualidade de vida. Os resultados apontam a assertividade desta política pública. Quando o governo se faz presente na comunidade, ele abre janelas de oportunidade para que as famílias possam participar e usufruir. Esse é um equipamento que cuida desde o bebê, com programa de vacinação, até uma senhora idosa que queira fazer hidroginástica. A partir de segunda-feira, dia 25, a Usina abre as portas para o funcionamento pleno de todos os equipamentos”, avisa o governador.

Em um momento de grande festa, Helder conheceu todos os ambientes da Usina da Paz de Marabá, visitando as salas do complexo. Além disso, ele fez questão de agradecer o ex-prefeito de Marabá, Tião Miranda, que doou o terreno para que o espaço fosse construído, ressaltando que a parceria direta com a prefeitura municipal tem sido uma prática em todas as cidades que a Usina da Paz chega.

“Atualmente, temos 25 Usinas em construção em todo o Estado. Nosso objetivo é chegar em 2026 com 40 Usinas da Paz em pleno funcionamento”, disse.

Grande parceiro do governador, o deputado estadual Chamonzinho comemorou a inauguração da Usina da Paz em Marabá e adiantou que em breve estará ao lado de Helder para inaugurar, no dia 5 de abril, dia do aniversário de Marabá, a Policlínica.

“Quero fazer um pedido especial ao governador, que ele dê 20 quilômetros de asfalto para Marabá, para asfaltar as ruas que estão precisando de pavimentação e tirar o povo da lama e da poeira. Estarei sempre trabalhando ao seu lado para trazer benefícios para Marabá, para fazer daqui uma cidade melhor ainda”.

Além disso, Chamonzinho deu um spoiler de que Helder Barbalho virá candidato ao Senado. “A Hanna tem um papel fundamental na execução de projetos do governo, como a Usina da Paz. Tenho certeza de que, a partir de abril, quando o governador descompatibilizar para sair candidato ao Senador, ela vai assumir o governo do estado, de forma séria e competente”.

Localizada no final da Avenida Sororó, no bairro Jardim União, a Usina da Paz de Marabá é um complexo multifuncional, que oferece uma variedade de ações e serviços que abrangem áreas cruciais para a transformação social.

O projeto é reconhecido nacionalmente como uma estratégia inovadora na esfera da segurança pública e promoção da cidadania, desempenhando um papel fundamental no Programa Territórios pela Paz (TerPaz).
Marabá ganhou um presente do governo do Pará. Todas as lideranças dos bairros aqui próximo estão falando que ‘estão no céu’. São setenta serviços essenciais que serão prestados à população. “Estamos felizes e temos certeza de que esse será um divisor de águas para a população, que é realmente a dona desse Usina. Marabá só tem a agradecer ao governador Helder e ao deputado Chamonzinho, que foram fundamentais para a realização desse sonho”, comemora coronel Araújo, coordenador da Usina da Paz em Marabá. (Ana Mangas)

O post Usina da Paz: Helder inaugura em Marabá o maior projeto de inclusão social da América Latina apareceu primeiro em Correio de Carajás.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.