Nova onda de calor eleva temperaturas na região de Foz do Iguaçu

Fim de tarde nas águas do lago de Itaipu em Foz do Iguaçu.

Escapar do calor? Em Foz do Iguaçu, só com sombra, água fresca e/ou ar condicionado. Para os próximos dias, uma nova onda com temperaturas acima da média deverá caracterizar o tempo na região trinacional.

Clique aqui e receba notícias no seu WhatsApp!

Leia também:
Coluna Sustentabilidade: variação climática ajuda a derreter a economia

Os primeiros efeitos já estarão visíveis nesta sexta-feira (21), que começou com sol e sensação térmica de 29°C às 8h30. Para o restante do dia, a sensação poderá chegar à faixa dos 40°C, impulsionada pela alta umidade do ar.

Próximos dias em Foz do Iguaçu.
Próximos dias em Foz do Iguaçu. Gráfico: Simepar

De acordo com o Simepar, órgão de meterologia do Paraná, a projeção para o fim de semana em Foz do Iguaçu é similar, com sol no sábado (22) e no domingo (23).

Conforme o boletim, as temperaturas oficiais oscilarão entre 24ׄ°C pela manhã e 34°C à tarde, pelo menos até a próxima quinta-feira (27). Não há previsão de chuvas para a região na reta final do mês de fevereiro.

Alerta de calor emitido pelo site Climatempo.
Alerta de calor emitido pelo site Climatempo, fonte confiável sobre o assunto.

Já o site Climatempo alerta que a onda de calor deverá durar pelo menos até segunda-feira (24) e coloca Foz do Iguaçu na zona laranja. Em tal área (ver mapa acima), as temperaturas permanecerão entre 3°C e 5°C acima da média para o período.

Diferentemente do Simepar, o Climatempo vê chances de pancadas ocasionais em dias como domingo e terça (25), mas sem volumes significativos.

O boletim mais caliente, como de praxe, é o da Metsul Meteorologia, que indica 36°C para sábado, 37°C para domingo e 39°C para quarta. Conforme a Metsul, durante todo o período, a sensação será possivelmente maior, turbinada pela umidade que dificulta a eliminação do suor.

Cataratas do Iguaçu

Às 8h desta sexta, a vazão de água nas Cataratas do Iguaçu, medida pela Companhia Paranaense de Energia (Copel), estava em 1.610 metros cúbicos por segundo (m³/s). Tal fluxo representa volume apenas um pouco maior que o referencial padrão de 1.500m³/s.

Vazão de água nas Cataratas do Iguaçu.
Vazão de água nas Cataratas do Iguaçu. Gráfico: Copel

Para as próximas horas, o monitoramento do Rio Iguaçu indica tendência de estabilidade, mas seguida de aumento. De acordo com a Copel, na estação Porto Capanema, localizada acima de Foz do Iguaçu, a vazão chegou a 1.940m³/s durante a madrugada.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!

O post Nova onda de calor eleva temperaturas na região de Foz do Iguaçu apareceu primeiro em Últimas Notícias de Foz do Iguaçu e Região – H2FOZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.