Francisco do PT aponta Cadu Xavier como nome forte para 2026: “Tem todas as condições para qualquer disputa”

Líder do governo na Assembleia Legislativa, o deputado Francisco do PT avaliou o cenário político do Rio Grande do Norte e não poupou críticas à oposição por antecipar o debate eleitoral de 2026. Para ele, há um movimento claro de acelerar as discussões sobre nomes e alianças para a próxima eleição estadual, e ressaltou que ainda é cedo para definições.

“A oposição tem se esforçado muito para antecipar o debate de 2026. E por isso, o surgimento de nomes começa a ganhar publicidade nos mais diversos agrupamentos e partidos. Mas certamente ainda haverá muito debate para definições em razão do tempo que ainda teremos para decisões definitivas”, afirmou.

Francisco alertou para a necessidade de o governo manter o foco em projetos importantes para o estado. “No caso do governo, tem ainda metade do mandato para responder às questões inerentes às aspirações da nossa população. Portanto, não podemos perder o foco nos grandes projetos em andamento ou ainda para iniciar no RN”, destacou.

O deputado comentou o papel do vice-governador Walter Alves (MDB) nas articulações para o próximo pleito. Caso a governadora Fátima Bezerra (PT) decida disputar o Senado em 2026, Walter será o primeiro na linha sucessória e poderá pleitear a reeleição ao governo estadual. Francisco reconheceu o direito do vice-governador de se colocar como opção para o governo. “Entendo que seja um direito dele, caso deseje, pleitear a reeleição”, afirmou.

O parlamentar destacou a trajetória política de Walter Alves e sua capacidade de agregar apoios. “Na minha opinião, é um nome com uma trajetória política capaz de aglutinar apoios, apresentar um bom programa de governo e preparado para governar”, acrescentou.

Francisco vê Cadu Xavier como um “nome forte”

Francisco também direcionou elogios ao secretário estadual de Fazenda, Cadu Xavier, colocando-o como um nome forte para futuras disputas eleitorais. “Trata-se de um grande colaborador do governo, conhecedor da realidade estadual, muito sério e que reúne todas as condições para qualquer disputa eleitoral”, destacou.

Para o deputado, Cadu Xavier tem características que o tornam um potencial candidato para cargos importantes no estado. “Sem dúvida, é um importante quadro da política estadual. Experiência administrativa inegável e com um trato extraordinário com os mais variados segmentos da sociedade”, afirmou.

O deputado ainda ressaltou a capacidade de diálogo do secretário e seu respeito entre diferentes grupos políticos. “É um nome respeitado dentro e fora do PT e com grande capacidade de diálogo e aglutinador”, frisou. Francisco destacou que Cadu Xavier tem construído um caminho sólido dentro da política potiguar e já possui bom trânsito em diferentes esferas. “E já com trânsito muito importante na política do nosso Estado”, concluiu.

Retranca – *Deputado ironiza oposição e defende legado do governo*

Na sessão ordinária desta quinta-feira 20, Francisco rebateu as críticas da oposição e defendeu as ações do governo Fátima Bezerra. Ele ironizou os discursos oposicionistas e destacou o que considera avanços da gestão estadual.

“Eu escuto atentamente os discursos dos colegas oposicionistas e volto aqui a fazer uma reflexão. Primeiro, eu acho que eles têm razão, porque eu nunca vi oposição elogiar governo. Seria surpreendente se algum colega da oposição fizesse um discurso reconhecendo os avanços que o RN vem experimentando no governo da professora Fátima. Aí eu acho que teria alguma coisa que estaria fora da ordem, como diz o poeta”, disse.

O deputado criticou a lógica de comparação feita pela oposição, ao afirmar que os atuais problemas do Estado não podem ser vistos isoladamente. “Como é que o atual governo vai comparar as realizações desse governo se não for com os passados. Ainda existe uma teoria que eu custo a entender: porque alguns colegas não querem que o atual governo compare suas realizações com os governos passados. Aí eu vou repetir: vai comparar com o futuro, é? E qual vai ser o futuro? Eles têm bola de cristal para ver quem é que vai vir depois e o que é que vai fazer? Governo atual se compara com governo passado”, ironizou.

E rebateu as críticas de que o governo não tem entregado obras ou feito investimentos. “Foi dito aqui que não há realizações desse governo. Aí eu acho que tem um exagero de retórica e eu quero usar essa expressão, para não usar outra. Porque veja, 800 quilômetros de estradas novas é realização ou não é? Centenas de escolas sendo reformadas e entregues ao povo é realização ou não é? Todas as viaturas de Polícia Militar do RN foram substituídas e hoje são novas. Milhares de novos policiais militares civis incorporados às forças de segurança é realização ou não é?”, questionou.

Francisco ainda criticou o que chamou de “amnésia seletiva” por parte da oposição. “Apontar os problemas é salutar, debater os problemas do Estado faz parte da democracia. Agora, não se pode ter miopia política, não se pode ser seletivo. Esqueçam o que eu fiz no passado porque agora eu só quero mirar no presente. O que nos faz sempre resgatar o passado é esse exagero de retórica da oposição. Todas as vezes que apontarem os problemas do atual governo — e eles existem — nós vamos ter que comparar com o passado, porque não existe possibilidade de comparar com o futuro, a não ser que alguém aqui seja vidente ou tenha bola de cristal para dizer como será o futuro”, afirmou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.