Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da UFPR ganha nova pintura

O Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da UFPR localizado em Paranaguá, é local de uma grande história e cultura. Nele estão abrigadas diversas obras de artistas, que contam sobre a sociedade local, a história da primeira cidade do Paraná, assim como diversas obras de arte de artistas renomados.

Por ser um lugar com aproximadamente 270 anos, pois sua construção está datada entre os anos de 1740 a 1759, sua história precisa continuar preservada e por esse motivo diversas obras para revitalização constantemente são realizadas.

  • Baile de Fandango Caiçara acontece dia 15 de fevereiro em Paranaguá
  • Rio Branco perde para o São Joseense e adentra na zona de rebaixamento do Paranaense

Na quarta-feira, 12, o MAE passa por revitalização em sua pintura externa, isso graças a uma verba recebida através do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), como nos afirma o responsável pela manutenção do museu, José Miquelino.

“Em junho do ano passado, recebemos uma verba da CNPq, órgão vinculado à Universidade Federal do Paraná (UFPR), para a troca das exposições, das vitrines, substituição do elevador que estava impossibilitado o uso. Após a realização do orçamento para esses ajustes, sobrou dinheiro e esse valor foi revertido para a troca de ar-condicionado do prédio e portaria, assim como a pintura da fachada do museu”, declarou o responsável pela manutenção do MAE.

As reformas são possíveis graças a esses valores enviados pelo Governo Federal através da CNPq, e novos projetos para restauro de partes do museu estão em andamento. De acordo com José Miquelino, a partir do mês de junho, outras reparações serão realizadas no prédio como pintura interna, limpeza da parede de pedras para retirada de umidade e mofo.

“Esses valores são enviados pelo Governo Federal, nisso o CNPq administra essas verbas, por exemplo, para esta revitalização da pintura, isso é verba de custeio, em outros momentos vem verbas de infraestrutura, utilizada na substituição do elevador”, enfatizou José Miquelino.

Homem com óculos e cabelo desgrenhado em um ambiente urbano, próximo a um muro e andaimes, retratando uma cena descontraída e natural. Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da UFPR ganha nova pintura
“Após a realização do orçamento para esses ajustes, sobrou dinheiro e esse valor foi revertido para a troca de ar-condicionado do prédio e portaria, assim como a pintura da fachada do museu”, declarou o responsável pela manutenção do MAE, José Miquelino (Foto: ©Folha do Litoral News)

Projeto Colabore MAE

Para manter em bom estado de conservação e preservação do MAE, este que é um alicerce histórico e cultural de Paranaguá, desta forma, sua manutenção deve ser constante. Para isso, além de contar com o auxílio do governo, um novo projeto será instalado no museu.

“Logo os cidadãos da cidade de Paranaguá e turistas, poderão contribuir para que nós mantenhamos sempre esse local em excelente estado de manutenção, pois lá na portaria a Universidade Federal do Paraná criou uma conta para a captação de recursos. Acredito que dentro de duas ou três semanas, estará disponível para a população”, destacou o responsável pela manutenção do MAE, José Miquelino.

Os interessados em ajudar o MAE, poderão encontrar um QR Code na entrada superior do museu. Esse código direciona para a conta criada para o projeto “Colabore MAE”, onde é possível realizar a doação.

É importante ressaltar que o MAE recebeu algumas doações voluntárias. Segundo José, os andaimes, escadas, plataformas, equipamentos e outros utensílios utilizados na revitalização da pintura foram doados pelo Iphan. Tudo isso para manter esse patrimônio vivo e continuar a contar a história do Paraná.

📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.