Seleção pública para projetos de resiliência climática no RS está com inscrições abertas

Já estão abertas as inscrições à chamada pública que irá selecionar iniciativas para fortalecer a capacidade de resposta aos impactos dos eventos meteorológicos no Rio Grande do Sul. Serão destinados ao todo R$ 10 milhões para ações inovadoras e alinhadas com o conceito de Soluções Baseadas na Natureza (SBN), quando a conservação ambiental serve de alicerce para adaptação da sociedade às alterações do clima cada vez mais frequentes.

Card em fundo cinza com a logomarca colorida do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) ao centro. No canto inferior direito do Card está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.

Motivado pelos desafios na reconstrução do Estado após os impactos das enchentes de maio do ano passado, a edição da Teia de Soluções – Resiliência Climática para o Rio Grande do Sul – é uma iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, em parceria com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), o RegeneraRS, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e a Fundação Araucária, com apoio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti). O prazo vai até o dia 21 de março e as inscrições podem ser realizadas através do formulário disponível no site.

Com foco estratégico para fortalecer os municípios costeiros e as áreas impactadas pelas enchentes, as soluções apresentadas devem atender à realidade local e a um dos desafios propostos: “Adaptação climática em ação: natureza como aliada” e “Ciência para a adaptação climática: desvendando o potencial da natureza”. Todos os projetos terão entre 12 e 24 meses para serem executados a partir da finalização da chamada.

É a primeira ação do BRDE através do Fundo Verde voltado ao RS, o que reafirma o compromisso com o desenvolvimento sustentável em toda a região Sul do país. O edital é destinado a diferentes setores da sociedade, como empresas, organizações da sociedade civil, terceiro setor, universidades, entre outros. Quando a chamada foi divulgada em dezembro, durante o 66º Fórum Nacional do Conselho Nacional de Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), realizado em Porto Alegre, o valor previsto era de R$ 8,5 milhões.

Inscrições

A participação na Chamada da Teia de Soluções é gratuita. Interessados devem inscrever suas propostas de solução via formulário disponível no site do processo. As iniciativas inscritas serão analisadas por especialistas e por um comitê formado por representantes indicados pelas instituições organizadoras. As melhores seguirão para uma etapa de detalhamento da proposta. Depois, passarão por análise final para concorrer ao apoio financeiro. O resultado das propostas apoiadas está previsto para até julho de 2025.

Serviço

  • Chamada da Teia de Soluções – Resiliência Climática para o Rio Grande do Sul.
  • Período de inscrição: até as 18 horas de 21 de março de 2025.
  • Inscrições e outras informações: acesse o site.

Texto: Pepo Kerschner/Ascom BRDE
Edição: Secom

The post Seleção pública para projetos de resiliência climática no RS está com inscrições abertas appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.