Lanchonete Ueti completa 70 anos de tradição

A lanchonete Ueti, localizada próximo à antiga Estação Ferroviária, completou 70 anos de fundação em 25 de janeiro, mantendo a tradição de servir bem, reunir amigos e preservar memórias

Considerado um dos melhores pontos de encontro da Cidade Azul, a lanchonete da família Ueti, localizada na Avenida 1, 34, no Centro, mantém-se em pleno funcionamento. São 70 anos de história do bar, como também é carinhosamente chamado pelos proprietários, que faz parte da paisagem urbana de Rio Claro e conserva aspectos da fachada desde a abertura do estabelecimento.

A casa era comandada pela família dos irmãos Seiti e Seikiti e, atualmente, está sob regência de quatro dos seis filhos de Seikiti e Sizuko, ambos já falecidos. Kiyoshi, Nelson, Cecília e Célia seguem no mesmo endereço e oferecendo as mesmas delícias, na Avenida 1. Celso é proprietário da segunda unidade, localizada no Alto do Santana, responsável por atender a demanda das entregas.

Célia mostra o tradicional pão de queijo da casa ao lado da família e cliente

PONTO DE ENCONTRO

Tido como um dos principais pontos de encontro da cidade depois do fechamento da tradicional Esquina do Veneno, a lanchonete da Avenida 1, de fato, é tomada não apenas pelo cheiro delicioso do pastel e pão de queijo já pela manhã, mas também por muita conversa boa e reunião de amigos. Na parte da tarde/noite, os grandes responsáveis pela presença massiva do público são os tradicionais lanches, principalmente o bauru.

Célia explica que a receita do bauru é a mesma desde 1955. “Pão francês, carne, queijo e tomate. Não podemos esquecer outro ingrediente fundamental para o sucesso do Ueti: o bom bate-papo recheado de histórias das gerações que frequentam a casa. E, assim, atendendo às famílias e fazendo sempre novos amigos”, conta.

Proprietários ao lado dos fieis clientes, que marcam presença todos os dias no local

PRESENÇA GARANTIDA

Reinaldo Hebling, o Babu, tem 61 anos e é um dos frequentadores assíduos do local há mais de 25 anos. “Depois que fechou a Esquina do Veneno, marcamos presença todos os dias, menos de domingo, a partir das 7h30, para comer um pastel, pão de queijo e tomar um cafezinho, sempre conversando com os amigos, na presença de boas companhias”, fala.

De noite, Babu também é presença confirmada e conta que seu lanche preferido é o bauru de linguiça, uma variação do lanche tradicional, mas também bastante aclamado. Antonio Roberto Sciamana, conhecido por Bá, tem 70 anos e há mais 15 é cliente do Ueti. “Venho todos os dias pela manhã antes de abrir minha loja de automóveis. Tenho um ritual: tomo café, coloco o papo em dia e costumo vir à noite, às vezes. Também trago a minha esposa, comemos um lanche. O meu preferido é o bauru de calabresa”, explica.

José Piovezan, aos 77 anos, é nascido em Ipeúna e conta que a história com a lanchonete antecede a gestão dos irmãos. “Vinha para Rio Claro estudar quando era criança, com 10 ou 11 anos, e costumava ficar dentro da lanchonete esperando o ônibus chegar para poder retornar à minha casa. Frequento o estabelecimento desde 1959 e é um ponto de encontro para os amigos atualmente, para reviver histórias, tomar um cafezinho, comer um pão, sempre tudo muito bom”, finaliza.

Outro cliente que marca presença é seu Luis Carlos Firmano, de 74 anos. “Frequento o bar há cerca de 25 anos, também da turma que frequentava a Esquina do Veneno, mas mesmo antes do fechamento, já costumava estar no Ueti. Gosto do café e também do lanche. Quase todos os dias estou por aqui”, relata.

Clientes e familiares do bar Ueti durante celebração de 70 anos

Orlando Aparecido Tomazella, 75 anos, é coronel aposentado da Polícia Militar e também figura carimbada nos encontros matutinos na Avenida 1. “A família dos proprietários é antiga e muito querida por todos os rio-clarenses. Virou realmente um local para encontrar os amigos, tomar um café, comer um bom lanche”, diz.

Helder Krepaldi tem 45 anos e integra o grupo dos amigos do bar do Ueti. “Já frequento aqui também há alguns anos, somos todos amigos e aproveitamos para colocar a conversa em dia. E, claro, adoro saborear as delícias, principalmente o tradicional pastel”, reforça.

O Ueti Unidade I, localizado na Avenida 1, 34, no Centro, funciona de segunda a sábado, das 7h30 às 13 horas; e no período noturno, das 18 às 21 horas, de terça a sábado.

Leia a notícia Lanchonete Ueti completa 70 anos de tradição em Jornal Cidade RC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.