Baixa do nível do Rio Taquari permite melhor avaliação dos danos em Cruzeiro do Sul

Após a abertura das comportas da Barragem Eclusa, instalada entre Bom Retiro do Sul e Cruzeiro do Sul, na tarde de quinta-feira, dia 15 de agosto, uma equipe de Cruzeiro do Sul, composta entre outros pelo biólogo Diego Sehn e o fiscal do meio ambiente Anael Gomes, na companhia de barqueiros experientes, percorreram o Rio Taquari por praticamente toda extensão do território cruzeirense.

rio Taquari baixo nível Cruzeiro do Sul – enchente – agoranovale (3)

Conforme o biólogo, o que se viu de dentro do rio não muda muito para o que se enxerga da margem, com a mata ciliar praticamente destruída, com pouca vegetação, que exigirá uma grande força tarefa para sua recuperação. Em alguns pontos, com o talude muito vertical, deverá ser criada uma inclinação favorável para recuperação também com vegetação.

Quanto a visualização de detritos e resíduos que poderiam estar no rio e que pudessem ser visto com o nível da água mais baixo, foi possível ver, especialmente no Bairro Passo de Estrela, pelo menos dois veículos, entre eles, um ônibus, e restos da construção civil. Contudo, na maior parte não se viu nada, apenas o solo exposto. Sehn finaliza assinalando que ao longo do percurso não se verificou nada que pudesse atrapalhar a navegação.

rio Taquari baixo nível Cruzeiro do Sul – enchente – agoranovale (2)

—————————————————–

Fotos Marcio Steiner/AI Cruzeiro do Sul #agoranovale

The post Baixa do nível do Rio Taquari permite melhor avaliação dos danos em Cruzeiro do Sul appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.