Animais domésticos terão carteira de identidade nacional a partir de 2025

A partir de janeiro de 2025, cães e gatos em todo o Brasil poderão contar com uma carteira de identidade nacional, uma iniciativa inovadora que promete revolucionar o cuidado e a proteção dos animais domésticos. A medida, agora regulamentada por lei, vai permitir o cadastro gratuito de animais em um sistema nacional, promovendo o controle de doenças, o combate aos maus-tratos e a definição de políticas públicas.

Como funciona a Identidade Nacional

O novo documento, que será disponibilizado gratuitamente, reunirá informações importantes sobre o animal ao longo da vida. Entre os dados registrados estão:

  • Nome, idade, raça e endereço do tutor;
  • Histórico de doenças e vacinas;
  • Informações sobre castração.

Para emitir a identidade, os tutores deverão acessar o sistema utilizando a conta no portal gov.br. Após o preenchimento dos dados, será gerada uma carteirinha com a foto do animal e um QR Code, que poderá ser impresso e fixado na coleira. O sistema também estará acessível para ONGs e prefeituras.

De acordo com Vanessa Negrini, diretora do Departamento de Proteção, Defesa e Direitos Animais do Ministério do Meio Ambiente, a medida vai ajudar a mapear a população de cães e gatos no Brasil. “Saberemos quantos animais existem em cada bairro, município e estado, além de informações como castração. Quanto mais animais cadastrados, melhores serão os dados para direcionar os esforços dessa política pública”, destacou.

Microchip

Embora o microchip não seja obrigatório, ele poderá ser integrado ao cadastro. O dispositivo, que custa até R$ 300, é inserido sob a pele do animal e armazena informações como raça, idade, histórico de doenças e dados do tutor. Segundo o veterinário Jânio Lorenzo, o microchip funciona como uma espécie de “chassi”, oferecendo um número único de 15 dígitos que pode ser lido por scanners.

The post Animais domésticos terão carteira de identidade nacional a partir de 2025 appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.