Silvio Santos é sepultado em cerimônia restrita em São Paulo neste domingo 18

O enterro de Silvio Santos, um dos maiores ícones da televisão brasileira, ocorreu na manhã deste domingo 19, no cemitério Israelita do Butantã, em São Paulo (SP), reunindo familiares e amigos próximos. A cerimônia, marcada por rituais judaicos, foi restrita e contou com a presença de sua filha Patrícia Abravanel, seu neto Tiago Abravanel, e os apresentadores Celso Portiolli e César Filho.

Silvio Santos faleceu aos 93 anos neste sábado, no Hospital Israelita Albert Einstein, após ser internado no início do mês devido a uma broncopneumonia causada pelo vírus Influenza (H1N1).

Apresentador Silvio Santos, do SBT / Foto: Reprodução
Apresentador Silvio Santos deixa legado para TV brasileira. | Foto: Reprodução

Mesmo não sendo um judeu ortodoxo, ele desejava uma despedida íntima, sem velório, respeitando tradições judaicas, como o rápido sepultamento e a ausência de privilégios na cerimônia.

O cemitério foi fechado ao público às 7h30, e uma nota da família foi colocada na entrada. Fãs do apresentador também se reuniram do lado de fora para prestar suas homenagens.

Durante o funeral, o corpo de Silvio Santos foi envolto em uma mortalha branca, como é costume na tradição judaica, simbolizando a igualdade na morte.

O luto oficial, conhecido como Shivá, terá duração de sete dias, seguido por outras práticas tradicionais como o Shloshim e a Matseivá.

Nota da família Silvio Santos:

“Colegas de auditório, colegas de uma vida, o que dizer para vocês nesse momento? Acreditamos que muitos de vocês estejam compartilhando da mesma saudade que nós hoje estamos sentindo. Queremos dizer para vocês que por muitas vezes, ao longo da vida, a medida que nosso pai ia ficando mais velho, ele ia expressando um desejo com relação à sua partida. Ele pediu para que assim que ele partisse, que o levássemos direto para o cemitério e fizéssemos uma cerimônia judaica. Ele pediu para que não explorássemos a sua passagem.

Ele gostava de ser celebrado em vida e gostaria de ser lembrado com a alegria que viveu. Ele nos pediu para que respeitássemos o desejo dele. E assim vamos fazer. Por este motivo, pedimos a compreensão de todos vocês. De guardar na memória tudo de bom que ele fez e de tantas alegrias que ele nos trouxe ao longo dos anos. Ele foi muito feliz com tudo que fez. E sempre fez tudo do fundo do seu coração. Ele amou o Brasil e os brasileiros. Com muito carinho e respeito a todos vocês, Família Abravanel”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.