Hoje começa mais uma campanha eleitoral. Impossível não sentir frio na barriga, alegria, emoção. Acreditar muito no que se faz tem desses privilégios: a gente segue sentindo. Já são pelo menos 10 anos fazendo campanha eleitoral. Esse ano, pela quarta vez, vou fazer parte do coletivo que coordena as campanhas eleitorais de Natália Bonavides. As nossas campanhas. Dessa vez será para prefeitura!
Um filme passa pela cabeça: as plenárias quando decidimos que uma mulher jovem seria candidata a vereadora… A surpresa de quase todo mundo quando vencemos em 2016 (menos nossa!)… Os questionamentos sobre a decisão de concorrer para deputada federal em 2018 (porque não estadual?)… Os imensos desafios de quando chegamos no Congresso Nacional e que seguem colocados até hoje.
Impossível não lembrar também dos bolões, onde sempre alguém acertou o número de votos que íamos ter na urna; ou das incontáveis reuniões onde debatemos posicionamento sobre quase tudo, uma construção coletiva que só quem vive é capaz de dimensionar; e do quanto aprendemos, comemoramos, fomos felizes e nos divertimos colocando essas campanhas no mundo, ao mesmo tempo que também trabalhamos tanto, nos agustiamos, sentimos na pele, nos ajudamos nesse caminho. Tanta gente legal chegou junto!
Também fico pensando no começo de tudo. UFRN, centro acadêmico, direitos humanos, advocacia popular, sindicatos, audiências, ações coletivas, juventude, feminismo, formação política e jurídica para a transformação social, filiação ao PT. “Tem sempre um petista em todas as lutas que estamos”. Assentamentos, associações, acampamentos, ocupações. A alegria de quando evitamos violações de direitos e o sofrimento pelas que não foi possível evitar. Marcos Dionísio, presente, sempre! A gente queria tanto ter passado por tudo isso junto!
Não era esse o plano pras nossas vidas. Mas fomos com muita força e coração construindo a certeza de que Sim, era possível fazer política de um jeito diferente. E foi acreditando na mudança que resolvemos dedicar nossas melhores energias nisso. Usando um clichê que também já inspirou slogan de campanha nossa e carrega muito sentido: amar e mudar as coisas nos interessava muito mais!
Com esse sentimento de amor e fé na mudança, disputamos e ganhamos as eleições para vereadora de Natal em 2016, deputada federal em 2018 e a reeleição de federal em 2022. Natália já foi a mais votada do PT, a mais votada de Natal, a mais votada do RN. A mais jovem da bancada do RN, da bancada do PT na Câmara. Entramos na política institucional enfrentando uma conjuntura nacional dura: golpe contra Dilma em 2016, Lula ilegalmente preso em 2018, a tragédia que foi a eleição de Bolsonaro. Ao mesmo tempo, fizemos história no RN elegendo Fátima Bezerra governadora!
Nunca foi no “piloto automático”. Sempre acreditamos de verdade! Nunca foi um tudo ou nada por esta ou aquela eleição. Sempre prevaleceu a tranquilidade de doar o nosso melhor junto com a consciência de que a eleição é um dos instrumentos que temos para fazer as transformações que nosso povo tanto precisa e merece!
Hoje em Natal a gente dá a largada para eleger uma mulher jovem e que está muito preparada para comandar a prefeitura. Ela não está nessa sozinha, está com muita gente que sonha junto com ela e que dedica junto com ela a vida a organizar esse sonho de uma cidade melhor para a classe trabalhadora! A gente vai passar os próximos dias chamando muita gente que também ama essa cidade assim como nós, para vir junto se engajar nessa que será a campanha mais bonita e feliz que Natal já viu.
Vamos fazer História e, Sim, vamos fazer diferente!
The post Sim, vamos fazer diferente! appeared first on Saiba Mais.