Governo do RN cria grupo de trabalho para enfrentar estiagem

A governadora Fátima Bezerra reuniu nesta terça-feira 13 secretarias e órgãos da administração indireta ligados aos recursos hídricos, abastecimento, agricultura e assistência social para analisar a situação da baixa recarga de barragens e açudes ao final da quadra chuvosa de 2025 no Rio Grande do Norte.

A região mais afetada é o Semiárido potiguar, com destaque para as regiões Central e Oeste, onde se concentram os principais reservatórios do estado.

Atualmente, os 53 reservatórios monitorados pelo Instituto de Gestão das Águas do RN (IGARN) e pela Agência Nacional de Águas (ANA) acumulam 2,55 bilhões de metros cúbicos, o que representa 57% da capacidade total de armazenamento.

Durante a reunião, o chefe da unidade de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), Gilmar Bristot, apresentou os dados da análise climática do período de janeiro a abril de 2025. Segundo ele, as chuvas ficaram abaixo da média histórica, com redução de 15,7% na região Oeste e 16,7% na região Central.

“Estamos nos reunindo para definir um plano de ações de convivência com a estiagem que, infelizmente, está se configurando em nosso Estado”, afirmou a governadora. Ela ressaltou que o RN conta com uma infraestrutura hídrica mais robusta do que em anos anteriores, mencionando a Barragem de Oiticica, já inaugurada, o sistema adutor do Seridó, em construção, e o Ramal do Apodi da Transposição.

Uma das medidas adiantadas por Fátima Bezerra na semana passada, durante agenda no Seridó, é a ampliação do acesso à água em áreas com maior vulnerabilidade hídrica, por meio da perfuração de poços e da instalação e manutenção de dessalinizadores.

Ficou definido que o secretário estadual de Recursos Hídricos, Paulo Varella, coordenará o grupo de trabalho encarregado de elaborar um diagnóstico e propor ações. O secretário extraordinário de Gestão de Projetos Especiais, Adriano Gadelha, será o representante da governadora nesse grupo.

Participaram da reunião o diretor-presidente da CAERN, Roberto Sérgio Linhares; o coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Alexandre Fonseca de Araújo; a secretária do Trabalho, da Habitação e Assistência Social (SETHAS), Iris Oliveira; o diretor-presidente da Emparn, Rodrigo Maranhão; o diretor-geral do IGARN, Procópio Lucena; o diretor-geral da Emater, Franki Souza; o secretário adjunto do Gabinete Civil, Ivanilson Maia; o secretário adjunto da Agricultura, Marcelo Júnior; e o secretário adjunto José Flamínio.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.