Em comemoração ao Dia do Desafio 2025, campanha mundial de incentivo à prática de atividades físicas e ao bem-estar, celebrado em 28 de maio, acontecerá na quarta-feira, 14, a abertura oficial da celebração. O evento, organizado pelo Sesc Paranaguá, será realizado no Aeroparque (em frente ao Projeto Ágatha), a partir das 18h30. A programação é aberta ao público, independentemente da idade e tem o objetivo de trazer consciência da importância da prática regular de esportes e exercícios físicos, estimular a população a praticar todos os dias pelo menos 1h de atividades como caminhada, academia, pedalada, corrida e entre outros. O movimento celebra 30 anos neste mês de maio.
Na programação de abertura a população poderá participar de aulão de ritmos e ginástica e corrida, e sorteio das camisetas do Dia do Desafio. Além disso, haverá também DJ para animar os esportistas. Já no dia 28, data oficial da celebração, irão acontecer atividades no Sesc, nas empresas e no comércio local.
- Passarela da Ilha dos Valadares, em Paranaguá, é a mais colorida do mundo
Luciana Pola Silva, Técnica de Atividades de Recreação e Lazer do Sesc Paranaguá, destacou a importância da promoção de eventos como este.
“É muito importante nós profissionais da área da saúde incentivar e praticar exercícios físicos, é comprovado o quanto essas atividades trazem curas para o corpo físico, mental e emocional das pessoas. Venham participar das nossas atividades. Pratique essa ideia e desafie-se”, destacou Luciana.
De acordo com a organização, para participar basta ter 15 minutos de atividades praticadas para registrar participação no site, www.diadodesafio.org.br/.

Dados
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a prática de atividade física favorece a prevenção e o tratamento das doenças crônicas não transmissíveis como diabetes, câncer, depressão e doenças cardíacas. A OMS recomenda a prática regular de atividades de pelo menos 150 minutos por semana.
- Paranaguá teve a pior pontuação geral em estudo que avalia desigualdade de gênero
Estima-se que aproximadamente 23% dos adultos no mundo não atingem essas recomendações. Ainda segundo a OMS, no Brasil, em 2019, metade dos adultos não atingiram a recomendação mínima de prática de atividade física recomendada, o que correspondeu a mais de 800 mil mortes no mundo no mesmo período.