PT estaria organizando vaia contra prefeito de Natal? Vereadores trocam acusações na Câmara

O vereador Luciano Nascimento (PSD) afirmou que setores do Partido dos Trabalhadores estariam organizando uma vaia ao prefeito Paulinho Freire (União Brasil) durante a abertura do Carnaval de Natal. Segundo ele, blogs e redes sociais divulgaram mensagens de grupos ligados ao PT combinando a manifestação.

“Eu não quero acreditar o que está saindo nas redes sociais, em alguns blogs, que tem uma turma do PT querendo orquestrar uma vaia ao prefeito Paulinho Freire”, disse. “Vou estar lá para ver se realmente vai ter essa coisa feia, essa coisa pequena, mesquinha, que não acaba nunca as eleições, que não desce do palanque, que não baixa as bandeiras.”

Luciano Nascimento comparou a suposta articulação à recusa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em passar a faixa presidencial para Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Tanto se falou que o presidente Bolsonaro não reconheceu a vitória do presidente Lula, não entregou nem a faixa. Feio. Horrível. Eu não concordo com isso. Foi antidemocrático. Mas até hoje, até hoje, a deputada federal Natália Bonavides não reconheceu a derrota e nem ligou para o prefeito Paulinho Freire.”

A vereadora Samanda Alves (PT) negou qualquer articulação do PT para a vaia e rebateu as declarações. “Não existe nenhuma manifestação ou organização do nosso partido para vaiar o prefeito ou qualquer autoridade aqui da cidade”, afirmou.

Segundo ela, o que segue sendo investigado são as eleições municipais de 2024. “Quem está prorrogando as eleições passadas é o Ministério Público Eleitoral, é a Justiça investigando o que aconteceu nas eleições, situações graves, antidemocráticas que ocorreram nas eleições no ano passado aqui na cidade de Natal.”

A vereadora Brisa Bracchi (PT) também negou qualquer envolvimento do partido e sugeriu que uma possível manifestação pode partir dos artistas que ainda não receberam cachês de apresentações feitas no ano anterior. “Se o PT está convocando, esqueceram de nos convidar. Esqueceram de nos falar o horário”, ironizou.

“Mas é bem provável e é possível, porque eu acabei de falar aqui, que os artistas estão esperando receber e não têm nenhuma previsão de que paguem os seus cachês que se apresentaram ano passado. Então, se os artistas que estão incomodados, que já se apresentaram e não têm perspectiva de receber, estão se organizando para algo, aí é uma outra questão.”

A troca de acusações aconteceu durante sessão na Câmara Municipal de Natal, quando a programação do Carnaval e a falta de pagamento dos artistas contratados pela Funcarte foram abordadas. Luciano Nascimento insistiu que acompanharia pessoalmente a abertura da festa para verificar se a vaia ao prefeito Paulinho Freire realmente ocorreria. “Eu acho que vai ficar muito feio para a turma do PT, se for nesse pensamento, nesse objetivo, porque é uma festa tão linda, democrática, que está com os artistas da terra.”

A vereadora Samanda reafirmou que a bancada do PT na Câmara não está envolvida em qualquer tipo de articulação para a vaia e voltou a dizer que o partido segue cumprindo suas funções legislativas, enquanto o que ainda se discute no campo eleitoral está sendo tratado pelo Ministério Público e pela Justiça. Brisa, por sua vez, reforçou que as críticas feitas na sessão foram sobre os pagamentos pendentes da Funcarte e que a insatisfação de artistas e trabalhadores do setor cultural pode ter gerado manifestações espontâneas.

O prefeito Paulinho Freire ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.