Escolas Esponjas: estudante da rede pública de Maceió desenvolve projeto que une sustentabilidade e inovação

Cansada de vivenciar problemas estruturais por causa das fortes chuvas que acontecem em Maceió, a estudante Abelly Rayssa Dias, 17 anos, desenvolveu o projeto “Escolas Esponjas” – uma solução que permite a drenagem da água de modo a evitar alagamentos. Com essa ideia, a jovem aluna da rede pública estadual, atualmente no 3º ano do ensino médio pelo Colégio Tiradentes, foi selecionada para participar do Programa Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM), iniciativa do Ministério da Educação.

Sendo a única representante da capital, Abelly está concorrendo a uma das três vagas para representar Alagoas na etapa nacional do projeto em que os participantes poderão defender suas ideias em Brasília e participar de um curso de formação em Foz do Iguaçu (PR). A edição deste ano tem foco nas mudanças climáticas e busca incentivar o protagonismo juvenil a partir da criação de propostas para problemas cotidianos.

A votação está aberta para pessoas de 14 a 29 anos de idade até esta sexta-feira (28). Clique aqui para participar.

“É muito importante preparar nossas escolas para lidar com os alagamentos que têm sido um problema recorrente em nossa cidade. Meu projeto se baseia no conceito de “cidades esponja” do arquiteto chinês Kongjian Yu e, com ele, pretendemos transformar a infraestrutura das escolas a partir da utilização de tetos verdes e pisos porosos para auxiliar na retenção e diminuição do impacto das enchentes”, explicou a estudante.

Para o professor de geografia e orientador do trabalho, Leandro Correia, participar da seletiva simboliza uma conquista não só da escola, mas de todo o estado na construção de um futuro sustentável por meio da presença da juventude em espaços de transformação.

“A participação de Abelly neste concurso representa não só um reconhecimento pelo seu esforço e criatividade, mas também uma chance de Alagoas ter voz em discussões de grande impacto. Ter jovens como ela exercitando o pensamento crítico, debatendo e propondo soluções no cenário nacional é essencial para fortalecer a educação e as políticas públicas voltadas para a sustentabilidade”, destacou.

Como votar

Quem: Pessoas de 14 a 29 anos de idade;
Quando: 26 a 28 de fevereiro;
Como: Para participar da eleição, primeiro você deve se cadastrar no formulário: https://formularios2.mec.gov.br/cadastro-de-eleitor-do-pjm-2024-2026 para seu voto ser considerado válido. Após o cadastro, você receberá no seu email um token (código) para acessar o segundo link: https://formularios2.mec.gov.br/eleicao-do-pjm-2024-2026 informar seus dados, o token recebido e digitar “AL” no campo UF. Depois, basta selecionar sua candidata e apertar em “enviar” para registrar seu voto.

Obs.: Caso o eleitor esteja enfrentando problemas para participar da eleição, entre em contato com a equipe pelo email: [email protected]

Parlamento Juvenil Mercosul: Conheça o projeto Escolas Esponjas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.