Projeto de lei que autoriza a concessão de uso da Pedreira do Atuba já tramita na Assembleia Legislativa

Já tramita na Assembleia Legislativa do Paraná a proposta que autoriza o Poder Executivo a conceder o uso, mediante licitação, da Pedreira do Atuba, de propriedade do Estado do Paraná, localizada na divisa dos municípios de Curitiba e Colombo. A mensagem 9/2025 foi lida em plenário pelo presidente da Casa, deputado Alexandre Curi (PSD), na sessão plenária realizada na última segunda-feira (24).

O projeto de lei 88/2025, assinado pelo próprio Poder Executivo, prevê a concessão do local, que conta com uma área de aproximadamente 120 mil metros quadrados, à iniciativa privada, que será responsável pela gestão da Pedreira do Atuba.

Pela proposta, a Pedreira funcionará como um espaço multiuso, que poderá receber desde shows a exposições, ser usado como parque e, ainda, atender diversas práticas esportivas. Com isso, o executivo estadual pretende dar um novo uso à área, que poderá receber melhorias estruturais pela empresa gestora, o que tem o potencial de impulsionar o desenvolvimento econômico da região.

O texto ainda prevê que a instituição responsável seja selecionada mediante processo licitatório, pelo qual também deverá garantir a preservação ambiental do espaço. 

“Mediante a concessão de uso proposta, pretende-se atrair capital privado para, em parceria com o Estado, viabilizar investimentos em infraestrutura e desenvolvimento sustentável na área, visando resguardar o patrimônio público, reduzir despesas custeadas pelo erário, preservar o meio ambiente e fomentar a economia local, além de promover a valorização da região”, diz a justificativa do projeto.

A proposta agora aguarda ser debatida e aprovada na Comissão de Constituição e Justiça e demais comissões da Casa antes de ir a Plenário para votação.

Homenagem

Com a proposta sendo aprovada pelos deputados, o novo espaço cultural poderá ser batizado com o nome de um dos maiores nomes da música paranaense. Isso porque, o projeto de lei 568/2024, assinado pelo deputado Paulo Gomes (PP), denomina de Ivo Rodrigues a Pedreira do Atuba, uma homenagem ao cantor e compositor que se destacou no cenário musical do Paraná à frente da Banda Blindagem. (ler mais)

“Ivo deixou um legado inestimável, com centenas de composições e uma profunda influência na cultura paranaense. Sua amizade e parceria com Leminski resultaram em uma fusão única entre música e poesia, que reverberou além das fronteiras do estado. Assim como Leminski foi homenageado com a Pedreira Paulo Leminski, é justo que também receba esse reconhecimento”, afirma o deputado Paulo Gomes.

A matéria já foi aprovada pelos deputados em Plenário em todas as votações e seguiu para sanção do governador Ratinho Junior.

Fonte: Alep

Adicionar aos favoritos o Link permanente.