Gestão, diálogo e renovação: o perfil de Cadu Xavier para deputados do PT no RN

A notícia da possível candidatura a governador do secretário estadual da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, foi recebida com animação pelas bancadas do PT na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN). Em Brasília, a deputada federal Natália Bonavides e o deputado federal Fernando Mineiro destacaram a capacidade técnica, o conhecimento da gestão e a renovação representada pelo nome dele.

Já no parlamento potiguar, as deputadas estaduais Divaneide Basílio e Isolda Dantas e o deputado estadual Francisco do PT, líder do Governo do Estado, enfatizaram a colaboração estratégia do secretário para a gestão da governadora Fátima Bezerra (PT), principalmente no equilíbrio das contas estaduais, o que possibilitou, apesar das dificuldades financeiras, o pagamento das quatro folhas do funcionalismo público que foram deixadas pelo ex-governador e atual deputado federal Robinson Faria (PL).

Natália Bonavides destacou que Cadu é um “excelente quadro do PT”. Foto: Mariana Taccolini

Para Natália Bonavides, Cadu, como é chamado o secretário, “é um excelente quadro” do PT, que “reúne ótimas condições para disputar o Governo do Estado nas eleições do ano que vem”.

“Ele foi fundamental para ajudar a governadora a colocar os salários dos servidores em dia, a organizar as contas do governo. Além disso, Cadu conhece a gestão por dentro como poucos. Ele sabe o que é necessário fazer para que o Rio Grande do Norte continue avançando”, disse a parlamentar.

Fernando Mineiro também destacou o conhecimento de Cadu Xavier sobre a gestão estadual, afirmando que o secretário “tem papel destacado” no governo Fátima Bezerra, primeiro na Secretaria de Tributação, depois na Secretaria da Fazenda, que englobou as funções da antiga pasta.

“O nome dele representa a renovação da política e significa um passo adiante na busca do desenvolvimento do Rio Grande do Norte com inclusão social e sustentabilidade”, ressaltou.

Para Mineiro, nome de cadu representa “renovação política”. Foto: Assessoria

Para Mineiro, depois da colocação do nome de Cadu, “é preciso agora debater com o PT em todas as regiões do RN”, além de dialogar com os demais partidos que integram a Federação Brasil da Esperança (PV e PCdoB) e com os demais partidos aliados “a respeito do projeto que será apresentado à sociedade potiguar, em contraponto aos projetos privatistas, excludentes e antidemocráticos da direita e da ultra direita local”.

Debate mais amplo

O líder do governo estadual na Assembleia Legislativa, Francisco do PT, foi na mesma linha ao afirmar que o nome de Cadu “agrada à bancada do PT”, por se tratar de um “companheiro muito qualificado, colaborador muito importante do governo da professora Fátima Bezerra e profundo conhecedor da situação do Rio Grande do Norte”.

“É uma pessoa de um trato excelente, um bom aglutinador, alguém de muito diálogo. Portanto, a mim é um nome que agrada sim e, pelo que eu tenho conversado com a nossa bancada do PT na Assembleia, é um nome que agrada a nossa bancada”, assegurou.

Francisdo do PT defendeu um “debate mais amplo” com partidos aliados. Foto: Assessoria

Francisco ponderou que “esse processo de escolha obviamente ainda vai também passar por um debate mais amplo, até porque a eleição ainda é no ano que vem, ainda tem muitos acontecimentos nesse processo”.

“Existe aí já uma definição, conforme divulgado pela imprensa, que o vice-governador Walter Alves aceita assumir o governo, mas não se disponibiliza para a disputa da reeleição. Então, dentro desse cenário, nós evidentemente entendemos que, além da opinião das instâncias do PT, da bancada do PT e do Governo do Estado, há que se ter também um diálogo, eu tenho certeza que isso já está acontecendo, com os aliados do governo, aliados de outros partidos que são importantíssimos para a gestão da professora Fátima Bezerra, além de ouvir outros segmentos da sociedade”, defendeu.

Construção coletiva

A deputada estadual Divaneide Basílio, presidente do PT de Natal, ressaltou que esse processo de definição do nome do partido para a disputa majoritária do próximo ano está sendo “construído coletivamente, seguindo as definições estabelecidas na última reunião do Diretório Estadual”.

Ela lembrou que, no último de 15, o partido realizou um seminário para debater sua tática eleitoral, a conjuntura política estadual e nacional e debater os avanços e desafios do governo Fátima Bezerra.

Divaneide disse que bancada do PT “está unida” em torno do nome de Cadu. Foto: Assessoria

“Nós temos um legado que vamos seguir defendendo, porque entendemos que vivemos aqui um governo com grandes conquistas, com grandes feitos”, declarou, acrescentando que Cadu Xavier “faz parte desse desenho, porque ele é alguém que esteve numa pasta estratégica desde o primeiro momento, desde o primeiro mandato, segue nesse processo estratégico, inclusive dando o tom da política do governo Fátima Bezerra”.

Divaneide sublinhou também que a bancada petista na Assembleia Legislativa “está unida neste debate” e que compartilha do entendimento “da importância de seguir esse diálogo na hora certa”.

“O PT tomará suas decisões, mas nós temos um nome a apresentar. Isso é muito significativo, é muito importante saber que nós temos grandes quadros, como o secretário Cadu Xavier”, completou.

Forte concorrente

A deputada estadual Isolda Dantas disse que Cadu “é um bom nome” e “um dos melhores quadros técnicos” do PT, que tem sido “um grande companheiro no governo Fátima Bezerra”.

Isolda acredita que Cadu “é um forte concorrente” para 2026. Foto: Asscom/ALRN

Para Isolda, Cadu “é um forte concorrente”. Ela reiterou que a bancada do PT dialogou sobre o nome do secretário e enfatizou “a qualificação” do secretário para disputar o Governo do Estado em 2026.

The post Gestão, diálogo e renovação: o perfil de Cadu Xavier para deputados do PT no RN appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.