Kleber Rodrigues critica DER por atraso na instalação de placas para ciclistas

“O ciclista sai de casa sem saber se vai voltar vivo. Isso é inaceitável”, afirmou o deputado estadual Kleber Rodrigues (PSDB), ao criticar o Departamento de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Norte (DER-RN) pelo atraso na instalação de placas de sinalização para alertar motoristas sobre a presença de ciclistas nas rodovias. “Já existe uma lei sancionada desde 2024 e até agora nada foi feito”, citou.

O parlamentar lembrou que o número de acidentes fatais envolvendo ciclistas cresce a cada ano e cobrou providências e disse que o descaso das autoridades coloca vidas em risco diariamente. “Em 2025, já tivemos casos em Natal, Mossoró e Extremoz. Quantas mortes mais vão precisar acontecer para o governo agir? Os motoristas não respeitam porque não há sinalização, não há conscientização. A responsabilidade é do governo, que precisa fazer sua parte”.

Ele citou ainda o caso do oftalmologista Araken Britto, atropelado e morto quando pedalava na Avenida Salgado Filho na manhã de segunda-feira 24. “Isso poderia ter sido evitado se houvesse fiscalização, se houvesse respeito e se as rodovias tivessem as sinalizações adequadas”.

Para o deputado, o governo não pode mais adiar essa medida. “O artigo 201 do Código de Trânsito é claro: o motorista tem que manter no mínimo um metro e meio de distância do ciclista. Mas na prática, ninguém respeita porque não há qualquer fiscalização ou educação no trânsito”.

Kleber cobrou agilidade do DER-RN para cumprir a legislação. “O DER tem que agir. É algo simples, barato e que pode salvar vidas. O que falta para essas placas serem instaladas? Não dá para aceitar que os ciclistas continuem morrendo e o governo fique parado. As placas são o mínimo que precisa ser feito. Quero saber quando isso vai sair do papel”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.