No RN, 100% de concluintes do ensino público se inscreveram no Enem

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 aconteceu neste domingo (3) em todo Brasil. O Rio Grande do Norte tem 102.236 inscritos na edição deste ano e, de acordo com dados do Ministério da Educação (MEC) divulgados ontem, 100%, ou 28.448, dos alunos concluintes do ensino médio da rede pública de ensino do estado se inscreveram no certame. 

De acordo com o ministério, 94% dos concluintes do ensino médio da rede pública de todo o país se inscreveram na prova deste ano. Em comparação com o certame de 2023, houve um aumento de 36% desse público, quando 58% dos concluintes fizeram a inscrição. Em 2024, das 27 unidades da Federação, 14 tiveram 100% de seus concluintes inscritos no Enem. Ainda segundo o Mec, dos 9 estados da região nordeste, somente o Maranhão não atingiu essa marca, ficando com 83% dos inscritos.

“A gente considera que foi um salto importante, um esforço que o ministério tem feito para estimular que o aluno se inscreva no Enem. Até antes de 2023, sempre havia uma queda, um declínio no número de inscritos, e agora nós estamos retomando o crescimento, são quase 1 milhão [de candidatos] a mais”, disse Camilo Santana em pronunciamento.

A governadora do RN, Fátima Bezerra (PT), comemorou a marca do RN e, por meio das redes sociais, falou do crescimento de inscritos no estado, que foi 27% maior neste ano. Ainda na publicação, a chefe do poder estadual relacionou esse índice positivo com o programa Pé-de-Meia, do Governo Federal. 

Isso porque os participantes do programa Pé-de-Meia puderam fazer a prova de graça. Além disso, os estudantes da 3ª série do ensino médio (de escola pública), comparecendo aos dois dias de prova (incluindo uma eventual reaplicação), têm direito ao incentivo de R$200, após a conclusão dessa etapa educacional.

“É com muita alegria que recebo os números de inscritos no ENEM! Dos 102.090 candidatos, 28.448 são estudantes da Rede Pública! 100% de aproveitamento! É o reflexo direto do Pé de Meia, Programa do @govbr essencial para impulsionar a educação! Além disso, a SEEC/RN atuou positivamente com o ‘Se Liga no Enem’, ofertando aulões e acompanhamentos em todas as regiões do nosso estado!

O crescimento em nosso Rio Grande do Norte foi de 27%, comparando com o ano anterior! Um salto importante para que mais estudantes tenham acesso à educação superior! É a nossa luta incansável pela educação! Sigamos!”, publicou a governadora. 

Confira o que levar e não levar no dia da prova 

O 2° dia de provas vai acontecer no próximo domingo (10), em 307 locais de aplicação distribuídas por 40 cidades do RN. Além disso, o estudante que não conseguiu participar do primeiro dia de aplicação por algum motivo, pode realizar o pedido de reaplicação, entre os dias 11 e 15 de novembro, no site do Inep.

A Agência Saiba Mais listou os itens proibidos e permitidos para levar no dia do exame:

Itens obrigatórios:

  • Documento de identificação com foto;
  • Caneta preta fabricada em material transparente.

O que pode levar:

  • Lanches;
  • Garrafa de água sem rótulo e em material transparente.

O que NÃO pode levar:

  • Boné, chapéu, gorros, óculos escuros, tiaras e acessórios de cabeça;
  • Calculadora e eletrônicos que sejam receptores ou transmissores de dados, como tablet, celular, gravador, I Pod e smartwatch.

Horários:

  • Abertura dos portões ocorre às 12h e o fechamento às 13h, pelo horário de Brasília;
  • O exame começa às 13h30;
  • O candidato pode sair da sala SEM o caderno de questões a partir das 15h30. Para sair COM o caderno de questões, somente a partir das 18h.
  • Término no 2º dia será às 18h30.

Leia também: Cursinho do DCE oferece aulões gratuitos para o Enem

The post No RN, 100% de concluintes do ensino público se inscreveram no Enem appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.