Transporte público em Natal: crise e soluções

Para quem assistiu ao debate com os candidatos à Prefeitura do Natal na semana passada pode observar que um ponto abordado com destaque foi a mobilidade urbana e a crise dos transportes que se arrasta há anos, mas que se intensificou desde a pandemia. O cenário atual é marcado por tarifas altas, ônibus sucateados, diversas linhas retiradas sem nenhuma lógica e uma frota reduzida que está longe de atender às necessidades da população, agravando principalmente a exclusão social e econômica dos mais vulneráveis, que são a parcela da população que mais necessita do transporte público, e sofre diariamente com esses problemas.

Me lembro quando era aluno da UFRN e havia diversas linhas de ônibus que entravam no campus universitário, como o 48, 63, 45, 66. De lá para cá, elas foram extintas, passando a não atender mais a população universitária por exemplo. Casos como esse acontecem em vários bairros, pelos quatro cantos de nossa cidade. Afetando milhares de pessoas diariamente. Quando ia para o Parque das Dunas pegava o 74, que há muito tempo foi tirado de linha e não colocaram nenhuma alternativa no lugar. Quem quiser chegar à um dos melhores locais da cidade, inclusive um ponto turístico, precisa ir andando da Av. Salgado Filho, até o Bosque dos Namorados, no sol quente, e correndo o risco de ser surpreendido por alguma situação de insegurança. E o 44, que eu pegava sempre quando ia de Satélite (bairro que morava), até o Alecrim, também já não existe mais.

Já é passada a hora para que essa realidade seja encarada com seriedade e urgência, principalmente pela prefeitura e secretaria de mobilidade urbana. A licitação dos transportes precisa de uma vez por todas sair do papel e regulamentar o serviço que é oferecido à população. Todo ano se pauta o aumento da passagem, com promessas de ônibus novos, com internet, com ar-condicionado, novas linhas. Mas são coisas que não passam das promessas como desculpa para o aumento da tarifa. É chegada a hora de propor soluções que tornem o transporte público mais eficiente, acessível e sustentável.

Natal vive uma contradição gigantesca: embora o serviço oferecido seja de baixa qualidade, a tarifa do transporte público é uma das mais altas do país, por que será?

Temos muitos ônibus sucateados e sem manutenção adequada, oferecem um serviço precário, sem condições mínimas de conforto e segurança para os usuários. Além disso, um problema imenso é o corte de linhas e a redução da frota desde a pandemia, que têm levado muitos trabalhadores a longas esperas e a viagens ainda mais lotadas, situação insustentável em uma cidade que deveria prezar pelo bem-estar de seus cidadãos.

Desde a pandemia, a retirada de diversas linhas e a diminuição da frota agravaram a crise do transporte público. De 2020 até os dias atuais, 18 linhas foram extintas, um total de 22% das linhas da cidade. Ou seja, antes eram 82, agora apenas 64, isso sem falar o corte no número de carros que estão rodando.

Trabalhadores e trabalhadoras que dependem desse serviço para se locomover diariamente enfrentam atrasos, superlotação e a ausência de alternativas viáveis, comprometendo sua qualidade de vida e sua produtividade. Esse retrocesso na mobilidade urbana reforça a necessidade urgente de se repensar e reestruturar o sistema de transporte público em Natal.

Uma das propostas é a criação de uma rota de ônibus sustentável conectando as zonas norte e sul de Natal com ônibus elétricos, por exemplo. Inspirada nas melhores práticas internacionais, pois muitas cidades grandes já contam com essa alternativa. Essa linha representaria um avanço significativo na redução das emissões de poluentes e na oferta de um transporte mais confortável e eficiente para a população. Além disso, a realização de uma licitação para o sistema de transporte público é fundamental para garantir que o serviço seja prestado com qualidade, oferecendo mais linhas, horários e segurança para todos. Integrar o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ao sistema de ônibus permitirá uma mobilidade urbana mais eficaz e sustentável, conectando diferentes regiões da cidade e proporcionando um transporte mais rápido e acessível.

A crise da mobilidade urbana em Natal exige respostas imediatas e comprometidas com o futuro da cidade. Tarifas justas, transporte de qualidade e soluções sustentáveis são essenciais para garantir o direito de ir e vir da população e para promover uma cidade mais inclusiva e humana.

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