Inteligência artificial no WhatsApp: veja como usar a nova ferramenta

Usuários do WhatsApp no Brasil perceberam uma nova funcionalidade no aplicativo: a inteligência artificial (IA) da Meta, chamada Meta AI. A novidade foi introduzida no país no dia 9 de outubro, mas alguns usuários já estão buscando maneiras de desativar a função, que apareceu sem aviso prévio. No entanto, a Meta informou que, apesar de o uso da ferramenta ser opcional, ela não pode ser completamente desativada.

A Meta AI permite aos usuários realizar tarefas, como criar imagens com comandos fictícios e fazer pesquisas diretamente no aplicativo. Para interagir com a IA, basta clicar no ícone que aparece no canto inferior da tela ou utilizar o comando “@Meta AI” em conversas e grupos.

O que é a Meta AI?

A Meta AI é uma assistente virtual que utiliza aprendizado profundo de máquina para processar comandos dos usuários, competindo com outros chatbots populares, como o ChatGPT. Além do WhatsApp, a IA também pode ser acessada no Facebook e em outras plataformas da Meta, permitindo a realização de tarefas como criação de imagens e pesquisas.

  • Para “ativar” a inteligência artificial basta clicar na bolinha que aparece no canto inferior da tela. Logo um chat diretamente com robô aparecerá e será possível fazer perguntas, pedir recomendações ou realizar pesquisas na própria conversa.
  • Para trazer o recurso para uma conversa com outros usuários, até mesmo para grupos com amigos, só é preciso digitar “@Meta AI” e fazer as perguntas ao robô.
  • A Meta AI também tem o recurso de geração e edição de imagens, que pode ser acionado com um comando (o usuário precisa escrever “imagine”).
  • Também há a possibilidade de usar a IA na barra de pesquisa de contatos. A tecnologia permite procurar além de contatos e buscar por informações sem mesmo sair do aplicativo, como uma espécie de navegador.

Posso desativar a Meta AI?

De acordo com a Meta, não há como desativar totalmente a ferramenta, mas o usuário pode arquivar ou excluir a conversa com o chatbot, o que impede que ele apareça na tela inicial. Apesar de a função estar integrada ao aplicativo, a empresa garante que o uso da Meta AI é opcional, e as pesquisas podem continuar sendo feitas de maneira tradicional.

Preocupações com a privacidade

As conversas com a Meta AI não são criptografadas de ponta a ponta, diferentemente das mensagens trocadas com outros contatos no WhatsApp. Isso permite que a empresa modere as interações e utilize os comandos enviados para treinar e melhorar a IA. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) assegura que o tratamento de dados pessoais deve ter uma finalidade específica e informada, e, segundo a Meta, os usuários podem optar por não compartilhar seus dados ao interagir com a assistente.

Reações dos usuários

Nas redes sociais, as opiniões sobre a nova ferramenta estão divididas. Enquanto alguns elogiam a praticidade da IA, outros reclamam que a função polui visualmente o aplicativo e dificulta a busca por contatos. Mesmo sem a possibilidade de desativar a Meta AI por completo, muitos usuários optaram por arquivar ou apagar a conversa com o robô, reduzindo sua presença no app.

The post Inteligência artificial no WhatsApp: veja como usar a nova ferramenta appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.