Maioria dos eleitores de Carlos deve migrar para Natália Bonavides no 2º turno, avalia Raimundo

A maioria dos eleitores de Carlos Eduardo (PSD) deverá migrar para Natália Bonavides (PT) no segundo turno da disputa pela Prefeitura do Natal. A avaliação é de Raimundo Alves, secretário-chefe do Gabinete Civil do Governo do Estado e um dos principais articuladores da governadora Fátima Bezerra e do PT.

No primeiro turno, Carlos Eduardo ficou em terceiro lugar após obter 93 mil votos, o equivalente a 23,95% dos votos válidos. O segundo turno será disputado por Paulinho Freire (União Brasil) e Natália Bonavides (PT) – que obtiveram, respectivamente, 171 mil votos (44,08%) e 110 mil votos (28,45%).

Para Raimundo, a maior parte dos eleitores antipetistas que planejavam votar em Carlos Eduardo já migraram para Paulinho Freire (União Brasil) ainda no primeiro turno – restando com o ex-prefeito os eleitores mais identificados com a esquerda e centro-esquerda. É esse eleitorado que ele acredita que votará no PT no segundo turno.

Segundo Raimundo, a migração dos eleitores antipetistas ocorreu após uma estratégia bem-sucedida de Paulinho no primeiro turno. “Na primeira fase, ele jogou o tempo inteiro que Carlos Eduardo era o ‘plano B do PT’. Na hora que trabalharam isso, tiraram o voto antipetista de Carlos Eduardo. E tinha um percentual muito significativo que era antipetista”, afirmou o secretário, em entrevista à 98 FM nesta segunda-feira 21.

Na avaliação do chefe da Casa Civil, além desses eleitores, Paulinho capturou de Carlos os eleitores de direita que passaram a não ver viabilidade na candidatura do ex-prefeito. “Esse voto precisava ter uma mensagem de viabilidade de campanha. Esse eleitorado conservador que ainda estava votando em Carlos Eduardo assimilou como viabilidade e migrou”, destacou.

Para Raimundo, sobraram com Carlos Eduardo outros perfis de eleitorado que podem ser conquistados por Natália Bonavides. Ele prevê, com isso, a repetição da eleição de 2022 em Natal, quando o presidente Lula (PT) – que apoia Natália – obteve 52,96% e Jair Bolsonaro (PL) – que apoia Paulinho Freire – ficou com 47,04%.

Neste sentido, Raimundo declarou que tem mantido conversas com Carlos Eduardo e demais integrantes do seu núcleo de campanha em busca da conquista do apoio. Até agora, Carlos Eduardo disse que ficará neutro na disputa.

“Teve sim (conversas) e continuamos tendo. Todo o núcleo da campanha dele já está nos apoiando, envolvido na campanha de Natália”, declarou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.