Depois de funcionar em Igreja, UBS Nazaré fecha por 30 dias

Fotos: Francisca Pires I Sindsaúde/ RN

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro de Nossa Senhora de Nazaré, na Zona Oeste de Natal, que passou dois meses funcionando de maneira improvisada dentro da Igreja Presbiteriana Memorial, agora vai fechar as portas por 30 dias. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que, inicialmente, havia dito aos funcionários da Unidade que o fechamento duraria 15 dias.

Saiba +

Nem Igreja fez milagre: UBS de Nazaré fecha as portas por 14 dias

A prefeitura deu 14 dias, aí hoje já veio com uma proposta de 30 dias para entregar a reforma. Os trabalhadores estão extremamente assustados, com medo de serem todos devolvidos e a unidade fechar. Vamos continuar acompanhando e fazendo as atividades lá”, avalia Érica Galvão Kaiowá, que integra a direção do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde/ RN).

Os moradores do bairro protestaram na manhã desta sexta (18) contra o fechamento da Unidade de Saúde. A UBS de Nazaré já estava funcionando na igreja há 60 dias depois que a Defesa Civil condenou o prédio devido ao risco de desabamento do teto e queda da caixa d’água da Unidade. A promessa era que, no período em que a UBS estivesse na igreja, seria realizada a reforma, o que não aconteceu. A previsão era de que o serviço durasse 90 dias.

Os moradores hoje se juntaram aos trabalhadores em um protesto. O bairro é muito populoso, tem 17 mil habitantes e 10.000 usam a Unidade de Saúde. Vamos acompanhar, mas o medo mesmo é do fechamento porque a prefeitura já fez várias promessas e não cumpre. Estamos em cima para que isso não aconteça… seria o fechamento de mais uma unidade de saúde em Natal”, lamenta Érica Galvão Kaiowá.

Apesar da da Igreja Presbiteriana Memorial ter, gentilmente, cedido seu espaço para os atendimentos da Unidade de Saúde, a administração da instituição não aguentou o peso das contas de água e luz, que subiram consideravelmente depois que o espaço passou a ser usado para os atendimentos. Segundo o Sindsaúde/ RN, a Prefeitura não auxiliou no pagamento das contas de luz e energia.

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal informou que:

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal informa que os atendimentos da Unidade Básica de Saúde de Nazaré estão temporariamente suspensos em virtude de uma reforma no prédio da unidade que iniciou nesta sexta-feira (18), com previsão de término de 30 dias.

A SMS reforça que está em articulação para organizar a agenda dos atendimentos durante esse período de reforma, e que liberará em breve mais informações sobre como vão ocorrer os acolhimentos do serviço.

Enquanto acontece a manutenção predial, a população assistida pode procurar outra unidade de saúde localizada no território, como as unidades de Esperança, Novo Horizonte, Dix-Sept Rosado, Monte Líbano e Bom Pastor, para receber atendimento“.

Os trabalhadores relatam que os pacientes da Unidade Básica de Saúde de Nossa Senhora de Nazaré já estavam prejudicados por causa da situação de improviso na Igreja. No novo espaço, exames mais complexos, como o preventivo ginecológico, não podiam ser realizados por falta de estrutura. Os três consultórios estavam funcionando somente com ventiladores e biombos improvisados. Apenas as salas onde funcionavam a vacinação e a direção possuíam ar condicionado. A Unidade também estava sem maqueiros para auxiliar na locomoção de pacientes idosos ou com mobilidade reduzida.

Saiba +

UBS de Natal funciona há dois meses em igreja depois que teto desabou

The post Depois de funcionar em Igreja, UBS Nazaré fecha por 30 dias appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.