Pai e filha médicos compartilham rotina dentro do mesmo hospital no interior de SP: ‘Minha maior inspiração’


Marília e Fernando Antônio Arcadipane trabalham no Hospital São Vicente, em Jundiaí (SP). Nesta sexta-feira (18), Dia do Médico, a médica clínica geral e o cirurgião falam sobre a relação familiar e o amor compartilhado pela profissão. Marília e Fernando Antônio Arcadipane trabalham no Hospital São Vicente, em Jundiaí (SP)
Hospital São Vicente/Divulgação
Poder trabalhar ao lado da pessoa que você mais admira é o sonho de muitos profissionais. Para Marília Soares e Silva Arcadipane, a situação se tornou realidade. A médica, de 42 anos, compartilha a rotina dentro do mesmo hospital com o pai, Fernando Antônio Maria Claret Arcadipane, de 72, médico cirurgião de cabeça e pescoço.
Os dois trabalham no Hospital São Vicente, em Jundiaí (SP). Nesta sexta-feira (18), Dia do Médico, o g1 conta a história de pai e filha, e fala sobre o impacto de bons exemplos.
Segundo Marília, a paixão pela medicina surgiu na adolescência, por influência do pai. “Meu pai sempre foi minha maior inspiração. Além disso, me apaixonei pela medicina à minha maneira, percebendo o impacto que ela tem na vida das pessoas”, conta.
Depois de formada, Marília foi aprovada no curso de residência médica da Faculdade de Medicina de Jundiaí e fez estágio no Hospital São Vicente. Após a residência, foi contrata pelo hospital, local onde o pai já trabalhava como cirurgião.
Marília Arcadipane se apaixonou pela profissão ao observar o pai, Fernando Antônio Arcadipane
Hospital São Vicente/Divulgação
“Sinto muito orgulho por fazer parte da equipe, como ele. Ao mesmo tempo, é uma grande responsabilidade, por conta do nome que ele construiu. Isso me motiva ainda mais a trabalhar com amor e dedicação. Desde pequena, meu pai me ensinou muito sobre empatia, o cuidado com os pacientes e a dedicação ao trabalho. Com ele, aprendi que ser médico é mais do que uma profissão: é ter um compromisso com o próximo”, conta.
Para o médico Fernando, compartilhar do amor pela profissão e da rotina dentro do hospital com a filha é motivo de muito orgulho.
“Vê-la trilhar esse caminho com paixão e dedicação é uma sensação incrível. Ela é uma ótima médica, competente, dedicada e humana. Tenho muito orgulho do que ela conquistou e da maneira como trata seus pacientes, sempre com humanidade e compaixão”, afirma.
Aprendizado diário
Para Marília, trabalhar ao lado do pai é uma grande oportunidade para aprender diariamente. “É uma grande oportunidade aprender com a experiência dele e trazer uma nova perspectiva para as discussões. Esse diálogo nos faz crescer como profissionais”, acrescenta.
Pai e filha compartilham não apenas o dia a dia, mas também atendimentos médicos. “É sempre um momento especial, porque juntamos nossa experiência e conhecimento para oferecer o melhor cuidado possível.”
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.