Ciclone deve impulsionar ainda mais o frio e baixar termômetros para baixo dos 0°C no RS

Um ciclone extratropical de grandes proporções atua no Atlântico Sul, influenciando as condições climáticas em parte da América do Sul, especialmente no Sul do Brasil. O sistema, que está localizado em alto mar, próximo à Patagônia, impulsiona uma massa de ar frio e seco de alta pressão para o Rio Grande do Sul, trazendo temperaturas baixas e rajadas de vento.

Embora o ciclone esteja distante, os efeitos ainda são sentidos na região, com ventos que podem alcançar velocidades entre 40 km/h e 70 km/h, especialmente nas áreas costeiras. Em Tramandaí, por exemplo, as rajadas de vento atingiram 62 km/h. Além dos ventos, o ar polar reforçado pelo ciclone fez com que as temperaturas caíssem durante a madrugada, com mínimas de até -2,4°C em Soledade e -1,2°C em Espumoso.

ciclone mapa Brasil RS MetSul – agoranovale

A previsão para esta terça-feira indica que o resfriamento será ainda mais acentuado, com geadas amplas em várias cidades gaúchas. As mínimas devem se aproximar de 0°C ou até mesmo cair para valores negativos em muitas localidades. Em Porto Alegre, as temperaturas podem variar entre 4°C e 5°C na região do Jardim Botânico, com algumas áreas podendo registrar até 2°C ou menos.

Além do impacto sobre o continente, o ciclone também afeta o mar, com previsão de ressaca nas praias do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, onde as ondas podem atingir entre 2,5 e 4 metros de altura. A ressaca também deve alcançar a costa do Sudeste do Brasil, conforme alerta da Marinha.

Este cenário reforça a necessidade de atenção às condições meteorológicas, especialmente em áreas vulneráveis a ventos fortes e ressacas.


A reprodução em parte dos conteúdos da MetSul é autorizada desde que citada a fonte e publicado o hyperlink para o original https://metsul.com/grande-ciclone-no-atlantico-impulsiona-ar-frio-traz-vento-e-gera-ressaca/ .

The post Ciclone deve impulsionar ainda mais o frio e baixar termômetros para baixo dos 0°C no RS appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.