Ópera que já foi apresentada a quase 2 mil metros de altitude estreia em BH nesta quinta-feira


A montagem “Nabuco”, que estreia hoje no Palácio das Artes, foi produzida em cerca de 20 dias. A pré-estreia gratuita foi no Santuário Basílica de Nossa Senhora da Piedade, em Caeté. Pré-estreia da ópera Nabuco, na Serra da Piedade
Paulo Lacerda
Após mais de 10 anos da primeira montagem, a ópera “Nabucco” estreia na noite desta quinta-feira (17) no Palácio das Artes, em Belo Horizonte.
A pré-estreia do espetáculo foi na Basílica de Nossa Senhora da Piedade, santuário que fica no topo de uma montanha na cidade de Caeté, na Grande BH, a 1.746 metros de altitude. O local é um principais pontos turísticos, culturais e religiosos de Minas Gerais.
Durante a pré-estreia, exibida em versão reduzida neste domingo (13), fiéis que visitavam a basílica foram surpreendidos com o show gratuito.
Os artistas apresentaram a ópera de dentro da igreja e as imagens foram transmitidas em tempo real para os visitantes que acompanhavam do lado de fora. Ao final, o coral agradeceu o carinho do público e cantou outras canções presencialmente para a plateia, na frente da fachada do templo.
Pré-estreia da ópera Nabuco, na Serra da Piedade
Paulo Lacerda
Depois de uma primeira montagem em 2011 – que levou mais de 10 mil pessoas a assistir o espetáculo–, a nova produção retorna a capital mineira.
A diretora artística da Fundação Clóvis Salgado, Cláudia Malta, contou ao g1 que levou cerca de 20 dias para deixar toda a produção de pé e afinada.
“Dessa vez foi super rápido, como o elenco e direção são os mesmos, com pequenas mudanças, começamos [os ensaios] dia 27 de setembro. Em 20 dias levantamos a ópera toda”, afirmou Cláudia.
Nabucco
Pré-estreia da ópera Nabuco, na Serra da Piedade
Jô Andrade/g1
“Nabucco” é uma ópera em quatro atos, baseada na história do rei da Babilônica Nabucodonosor II (605-562 a.C.), conhecido pela conquista da Palestina e a tomada de Jerusalém em 586. A trajetória do rei, relatada na ópera, reconta os momentos que o rei deportou e escravizou os hebreus na Babilônia.
O trabalho dos hebreus escravizados por Nabucodonosor também é lembrado em importantes construções, sendo a mais famosa e uma das Sete Maravilhas do Mundo, os Jardins Suspensos da Babilônia, tema que foi escolhido como título de uma das músicas mais conhecidas da cantora Rita Lee.
“Eu acho que o espetáculo amadureceu, desde a orquestra até o coral lírico. Inclusive, tem um menino que era do coro infantil em 2011, e agora está cantando conosco. Estamos fazendo escola”, afirmou a diretora.
Trecho da ópera Nabuco durante apresentaçãona Serra da Piedade
Serra da Piedade
O Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade fica 48 km da capital mineira e a 16 km do município de Caeté. Instalado no alto da montanha, a 1.746 metros de altitude, o espaço abriga a Padroeira de Minas Gerais.
Em 1956, o Conjunto Arquitetônico e Paisagístico do Santuário Nossa Senhora da Piedade foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan.
Vídeos mais vistos no g1 Minas:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.