Justiça suspende decisão do TCE e confirma reeleição de Joa como prefeito de Três Rios


Atual chefe do executivo da cidade recebeu 60,99% do total de votos válidos, mas aguardava decisão judicial para ter a confirmação se continuaria ou não à frente da prefeitura. Joa
Reprodução/TSE
A Justiça suspendeu a decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e confirmou a reeleição de Joacir Barbaglio Pereira, o Joa, à prefeitura de Três Rios (RJ). A decisão foi divulgada neste sábado (12).
A desembargadora Rose Marie Pimentel Martins deu parecer favorável à tutela recursal para suspender a decisão do TCE, que apontou como irregulares as contas de Joa em 2014, quando era vereador e presidente da Câmara Municipal de Três Rios.
Nas eleições do último domingo (6), o candidato do Republicanos recebeu 60,99% do total de votos, mas não foi dado como eleito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“Pois bem, a análise do caso concreto não pode prescindir de considerar a realidade social como se apresenta, em especial o fato de que o agravante foi submetido ao escrutínio popular e obteve vitória – significa dizer, aprovação – por longa margem de votos”, detalhou a desembargadora.
Joa é o atual prefeito de Três Rios. Tem 61 anos, nasceu na cidade e é servidor público desde 1982. Foi vereador por cinco mandatos, sendo presidente da Câmara por três biênios. É casado e não tem filhos.
Veja entrevista de Joa ao RJ1 após as eleições
Siga o g1 no Instagram | Receba as notícias no WhatsApp
Adicionar aos favoritos o Link permanente.