Guitarrada paraense chega ao México em festival internacional de música


Projeto Anhangá Dance Clube é um dos destaques da música brasileira no 52º Festival Internacional Cervantino, que ocorrerá de 11 a 27 de outubro, na cidade de Guanajuato, no México. Anhangá Dance Club faz primeiro show internacional neste final de semana (sábado, 12)
Divulgação
O México será palco de um show repleto de muita cultura paraense. Neste sábado (12), o Anhangá Dance Clube chega à cidade mexicana com a guitarrada e os estilos que influenciam a música paraense, como lambada e o brega, em um projeto autoral, por meio do 52º Festival Internacional Cervantino, que homenageia o Brasil nesta edição.
Considerada a primeira banda de guitarrada a se apresentar no Festival e em solo mexicano, o grupo, formado pelo músico e pesquisador musical Eduardo Barbosa, e a guitarrista não-binária Belém de Belém, se apresenta na Esplanada de la Alhóndiga de Granaditas, na cidade de Guanajuato, para o primeiro show internacional.
Capa do álbum ‘Anhangá Dance club’
Divulgação
Representatividade musical paraense
Com o álbum de estreia homônimo “Anhangá Dance Club”, lançado em 2021, a banda apresenta uma narrativa diferente, com a premissa de misturar guitarrada, lambada e brega com música eletrônica, a fim de explorar outros timbres, estéticas e sonoridades.
De acordo com Eduardo Barbosa, que também produz conteúdo para as redes sociais sobre a cultura musical paraense, promover os ritmos musicais do estado é uma forma de fortalecer a identidade cultural do povo do Pará.
“A história da nossa música tem que ser assunto corriqueiro, de mesa de bar, que todo mundo conheça. E para mim é muito importante poder levar a música do Pará e mostrar o quão poderosa ela é”, afirma.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
Eduardo Barbosa
Solange Serique
A segunda integrante do projeto, Belém de Belém, afirma que não somente é uma honra participar desse primeiro show internacional, mas como também é uma grande responsabilidade representar o Pará nesse festival.
“É o nosso primeiro show internacional e é uma grande responsabilidade, pois vamos nos apresentar ao lado de grande artistas e precisamos fazer um show à altura”, relata.
Belém de Belém
Bruno Carachesti
O Festival Internacional Cervantino, reconhecido como o maior festival cultural da América Latina, ocorrerá de 11 a 27 de outubro, com o Brasil e Oaxaca como convidados de honra.
A programação inclui 133 espetáculos de artes cênicas, 35 exposições de artes visuais, 49 atividades acadêmicas, e uma série de outras atrações, reunindo mais de 3.200 artistas de 24 países.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará em g1 Pará
Adicionar aos favoritos o Link permanente.