Amapaenses relatam drama vivido durante a passagem do furacão Milton, nos EUA


Fotógrafo Erich Matias e a assistente jurídica Thatiara Konapelsky descreveram a saída de cidades na Flórida para regiões fora da rota do furacão. Amapaenses relatam drama vivido durante a passagem do furacão Milton, nos EUA
Dois amapaenses que moram na Flórida (EUA) relataram os dramas pessoais vividos durante a passagem do furacão Milton pela região. Nesta quinta-feira (10), Milton foi rebaixado para ciclone pós-tropical, deixando pelo menos 10 mortes durante a passagem pela Flórida.
A assistente jurídica Thatiara Konapelsky mora na cidade de Tampa desde 2016. A cidade é dividida em cinco áreas, onde duas delas tiveram evacuação obrigatória. A população da cidade é estimada em 3,3 milhões de pessoas.
‘Evacuei de Tampa desde segunda-feira à noite quando as autoridades aqui do estado da Flórida alertaram pra que a gente evacuasse. Eu moro numa zona que não é zona de evacuação, mas mesmo assim a gente evacuou por causa da categoria que estava na época, né?! E mesmo assim causou uns estragos. Eu tô em Miami, porque Miami tá fora da rota”, disse a amapaense.
Thatiara descreveu que os furacões são comuns neste período do ano, mas que ficou assustada com a intensidade deste.
Imagem do furacão Milton visto do espaço
Reprodução/Reuters
Já o fotógrafo Erich Matias mora desde março deste ano na cidade de Orlando, também na Flórida. Ele descreveu as medidas que tomou para esperar a passagem do furacão.
“Em casa compramos bastante água, biscoito, chocolate, bolacha e outras coisas que a gente poderia ficar comendo a qualquer momento pra passar a fome. Bastante enlatados, porque possa que não teria como fazer comida. Enchemos a banheira com água, a máquina de lavar… Tomamos as precauções que poderiam ser tomadas, mas graças a Deus não precisamos usar”, disse.
Erich relatou que esse foi o segundo furacão que enfrentou – o primeiro foi o Helene, que matou pelo menos 230 pessoas em seu caminho da Flórida até as Carolinas.
Ciclista caminha sob chuva forte antes da chegada do furacão Milton, em Tampa, na Flórida
Rebecca Blackwell/AP
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, Facebook e X (Twitter)
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.