Seca em Uberaba: Prefeitura decreta situação de emergência; algumas unidades escolares não terão aulas nesta quinta-feira


O decreto tem vigência de 180 dias e dá sustentação a medidas como a suspensão das aulas em escolas que tiverem problemas com abastecimento de água. Estação de Captação da Codau no Rio Uberab – Foto do dia 07/10/2024
Codau/Divulgação
A Prefeitura de Uberaba declarou nesta quarta-feira (9) situação de emergência nas áreas do município afetadas pela seca. Decreto com esta finalidade foi publicado no Porta-Voz, jornal oficial, na noite desta quarta-feira, e tem vigência de 180 dias.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
O documento dá sustentação a medidas como a suspensão das aulas em escolas que tiverem problemas com abastecimento de água.
Conforme alinhado em reunião nesta quarta-feira, conduzida pela prefeita Elisa Araújo, algumas instituições de ensino terão as aulas suspensas já nesta quinta-feira (10), a fim de garantir a segurança dos alunos. Nessas unidades haverá reposição de aulas, conforme já definido pela Secretaria de Educação, e nenhum aluno será prejudicado. Os nomes das escolas ainda não foram informados.
Conforme o decreto, o Município se encontra em uma situação de anormalidade em razão do desequilíbrio hidrológico relacionado à seca prolongada, uma vez que já são seis meses sem chuva na cidade, o que gera esgotamento dos mananciais e impacta no desabastecimento de água.
Diante desta situação, em virtude da maior crise hídrica dos últimos 40 anos, o decreto de emergência permite que o município adote ações para minimizar os impactos já ocasionados e prevenir a ocorrência de incidentes futuros.
A Prefeitura também informou que segue em vigor o decreto que declara situação de emergência de desabastecimento de água tratada no município, e dispõe sobre o desperdício de água. Esse decreto foi publicado em setembro.
📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram e Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.