MST elege vereador em Ceará-Mirim

Pela primeira vez na história se organizando em nível nacional para disputar as eleições municipais, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) elegeu um vereador no município de Ceará-Mirim. O vencedor foi o agricultor e assentado da reforma agrária Gerson do MST, de 36 anos.

Filiado ao PSOL, esta foi a primeira eleição do candidato eleito. Ele conquistou 1.086 votos e foi o 11º mais votado entre 17 nomes. A sigla psolista ainda elegeu Júnior Quilombola, ativista da comunidade dos Coqueiros, com 761 votos.

Em julho, Gerson participou de um encontro de preparação para as eleições municipais que aconteceu na Escola Nacional Florestan Fernandes, em São Paulo. Na época, falou com a Agência SAIBA MAIS e defendeu o fortalecimento de políticas públicas para seguir produzindo alimentação saudável.

“A agricultura familiar produz cerca de 70% da maior parte dos alimentos que vão para a mesa da população brasileira e para que isso continue crescendo é necessária a luta pela agricultura camponesa nos espaços de debate municipal, estadual e federal”, apontou.

“Queremos avançar ainda mais em todas as dimensões das conquistas por direitos às políticas públicas para a zona rural, que em sua maioria são os mais esquecidos. Seguiremos juntos defendendo e lutando pelo povo do campo e da cidade, nosso projeto será um mandato popular com a força e luta da classe trabalhadora”, afirmou na ocasião.

Após a vitória, o PSOL de Ceará-Mirim comemorou a chegada à Câmara de dois de seus filiados.

“Agradecemos a cada militante, apoiador e apoiadora, a cada cearamirinense que foi parte essencial deste processo. É com a força coletiva que avançamos na construção de uma política realmente popular, democrática e inclusiva”.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por PSOL CEARÁ-MIRIM (@psolcm50)

Além de Gerson, a organização social ainda lançou candidatos em outras cidades, como Geraldo Zacarias (PT João Câmara), Tércia do MST (PT Touros) e Deda do MST (PT Riachuelo). 

Além destes nomes próprios do movimento, também apoiou outros parceiros: Samanda, Daniel Valença, Brisa Bracchi e Janaína Lima para a Câmara de Natal, todos filiados ao PT — os três primeiros foram eleitos; e Ana Flávia pelo PT em Mossoró. Também fez campanha para Natália Bonavide para prefeita da capital; ela chegou ao segundo turno.

Com candidaturas próprias e de aliados, as campanhas ligadas à reforma agrária somaram 600 candidatos e candidatas disputando a vereança e prefeituras em 367 municípios, distribuídos em 22 estados brasileiros. Na disputa, estiveram 73 candidaturas para os cargos de prefeito e vice-prefeito.

The post MST elege vereador em Ceará-Mirim appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.