Estes dias Ana do Vale, artista visual, PCD, impactou minha vida mais uma vez, mas, agora arrastou o Brasil para um debate franco, urgente e coletivo em programa de TV intitulado” Falas de acesso” da Rede Globo.
Ana expôs ao final do programa frases e artes que através de seu próprio corpo, formula, provoca, exibe e coloca o dedo na ferida da fratura social. Deixando um grito coletivo traduzido na arte de viver. Para mim. É Quando uma esquina do mundo te coloca sob a situação divergente, que ao alcançar vislumbrasse outros caminhos. Essa que é determinada na existência humana por sua condição de fato, é onde nós apresentamos a racionalidade das relações, extraindo às exceções criadas por estigmas e por discriminações contextualizadas de uma sociedade capacitista, centrada nas formulações de que o intelecto esteja subjugado a valores estéticos, motores, lógicos ou mesmo, que a condição elementar da vida seja sobreposta por um sentido mercadológico de produtividade mecânica e excludente, que ignora a diversidade e fecha os olhos para o desenvolvimento da humanidade, dada por sua constituição amplamente variada em aspectos, linguagens, sexualidades, percepção e convivência.
O que quero dizer. É que todas as vozes importam, inclusive em libras, todo escrito deve ser considerado, inclusive em braille, todo movimento deve alcançar seus objetivos, inclusive sobre cadeiras de rodas.
A sociedade revista almeja apontar ao futuro e o futuro está logo ali. Foi assim que dessa vivência que vi o manifesto de amor, calor humano, referências e luta pois, não falo do lugar de conforto, mas do confronto, do incômodo e da urgência que é entender a Pessoa Com Deficiência como brasileira, cidadã, passível de ser respeitada no sentido de um mundo que saiba conviver tornando o lugar da deficiência limitado a ela própria, longe dos julgamentos impróprios dos olhares maliciosos ou de penúria ignorante, da invasão de intimidade desregrada, pela falta de empatia e sintonia com quem vive simplesmente pelo direito de acesso.
The post Fale de acesso! appeared first on Saiba Mais.