Candidato à Prefeitura de Fortaleza Eduardo Girão é retirado no meio de debate por ordem da Justiça


Partido do candidato, o Novo, não tem representação no Congresso Nacional que obriga que ele seja convidado para debates eleitorais. Girão, no entanto, havia obtido uma decisão para que ele participasse do encontro promovido pela TV Otimista; no meio do debate, a decisão foi derrubada. Púlpito reservado a Eduardo Girão foi esvaziado após retirada do candidato do evento por ordem da Justiça
Reprodução
O candidato à Prefeitura de Fortaleza pelo Novo, Eduardo Girão, foi retirado de um debate com os demais concorrentes, durante a realização do evento, na noite desta segunda-feira (16). Girão usou as redes sociais para classificar o caso como “desrespeito” e “censura”.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
O debate, promovido pela TV Otimista, começou com a participação de Eduardo Girão, Evandro Leitão (PT), José Sarto (PDT), Capitão Wagner (União), George Lima (Solidariedade), André Fernandes (PL) e Técio Nunes (Psol).
Eduardo Girão é retirado de debate ao vivo por decisão da Justiça
O candidato do Novo chegou a participar do primeiro bloco, mas foi retirado no intervalo para o segundo bloco de perguntas e respostas entre os postulantes, por decisão da Justiça.
Entenda o que houve:
Pelas leis da campanha eleitoral, as emissoras de rádio e TV são obrigadas a convidar para debate todos os candidatos filiados a partidos com representação mínima no Congresso Nacional; o partido de Eduardo Girão, o Novo, não tem essa representatividade, logo, as emissoras não são obrigadas a convidá-lo. Para cumprir a medida, é preciso que o partido tenha, ao menos, cinco parlamentares.
Mesmo sem a obrigatoriedade, Eduardo Girão foi convidado para o debate eleitoral.
O candidato do PT, Evandro Leitão, entrou na Justiça pedindo a exclusão de Girão no debate, mas o pedido foi negado.
A equipe do George Lima também entrou na Justiça pedindo a retirada de Girão no evento. A Justiça Eleitoral, desta vez, deu ganho de causa.
No intervalo do debate televisivo, a decisão da Justiça foi informada aos candidatos, e o mediador do debate informou que Girão teria que ser retirado do evento, cumprindo a medida da Justiça.
O candidato Eduardo Girão, senador da república, repudiou a decisão.
“Quem é que tem medo do que a gente vai falar? Que amarras são essas que o PT, junto com o Solidariedade e o Psol, estão desde o início impondo pra que não me queiram nesse debate. Eu fico surpreso com isso no meio do debate, é um desrespeito com as pessoas que estão assistindo. A gente se prepara estuda, temos muito assunto para debater”, disse Girão.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.