Festival abre chamada para Mostra de Colecionadores no Centro de Natal

Natal vai receber, no final de agosto, o Festival Histórico Rua da Conceição, no bairro da Cidade Alta, Centro. Local que abriga diversos prédios tombados, como o Museu Café Filho, o Instituto Histórico Geográfico do RN (IHGRN) e a casa em que morou o padre João Maria, o evento ainda terá uma Mostra de Colecionadores. O evento abriu uma chamada para que interessados possam se inscrever. Os selecionados vão receber R$300 por coleção.

A Mostra será realizada durante a manhã de 31 de agosto. Para se inscrever, é preciso preencher um formulário disponível neste link ou enviar e-mail para [email protected] com proposta, portfólio e 10 imagens da coleção. As inscrições vão até o dia 09 de agosto, e a publicação dos selecionados será no dia 16.

A intenção é enriquecer a experiência cultural e comercial do público, por meio de diferentes tipos de coleções definidas pelo histórico do colecionador e suas experiências. A chamada se desdobra em duas linhas temáticas: 

1- Patrimônio histórico (objetos colecionáveis de qualquer ordem, como cartões telefônicos);

2- Coleções de patrimônios ou objetos de si (memórias, resíduos ou objetos colecionáveis do próprio corpo do colecionador ou de outros corpos).

Os selecionados serão contatados por e-mail e telefone para assinar um termo de compromisso. O limite de exibição das peças será definido pela produção, mas os colecionadores poderão levar portfólio do acervo e comercializar suas peças. 

“É preciso reunir colecionadores e público interessados nessas práticas para reverberar a importância da memória e da historicidade, seja ela presente na relação com objetos, meio ou sua vivência no mundo. Isso é cuidar de múltiplos patrimônios”, ressalta a produtora cultural Catarina Santos.

Já a curadora Sânzia Pinheiro enfatiza que “o colecionismo é uma atitude pessoal que reverbera a construção e proteção da memória histórica e social de um povo!”.

Com ênfase na valorização e preservação do patrimônio histórico, o festival oferecerá caminhada histórica guiada com um professor historiador e um intérprete de libras, sendo uma oportunidade para reflexão e celebração da nossa herança cultural. 

O Festival Histórico Rua da Conceição também aposta no colecionismo com o objetivo de promover a exibição de objetos colecionáveis, valorizando o patrimônio histórico e incentivando a prática de colecionar.

A curadoria é de Sânzia Pinheiro, com produção do Ateliê Santa Catarina, apoio do Iphan, realização da Prefeitura do Natal, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal. 

Rua da Conceição abriga Museu Café Filho, fechado devido à imbróglio jurídico | Foto: Canindé Soares

The post Festival abre chamada para Mostra de Colecionadores no Centro de Natal appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.