Estão abertas, de 27 a 29 de maio, as inscrições para o ciclo de oficinas “Vozes Periféricas e Narrativas Populares – Educação Midiática, Boas Práticas e Sustentabilidade na Comunicação”. A formação, gratuita e online, acontece no dia 31 de maio de 2025, das 15h às 18h, com direito a certificado.
A iniciativa é da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom-PR), com apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O objetivo é fortalecer a comunicação popular e periférica no Brasil, promovendo o pensamento crítico sobre os meios de informação e valorizando as diversas experiências e saberes que integram o ecossistema midiático do país.
O ciclo de oficinas integra o projeto “Promovendo o Acesso à Informação, o Exercício de Direitos, o Combate à Desinformação e a Defesa da Democracia”. A ação resulta de um acordo de cooperação firmado em outubro de 2023 entre a Secom, a Unesco e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), com foco no fortalecimento das políticas digitais brasileiras, enfrentamento à desinformação e promoção da cidadania.

Durante a oficina, serão abordados temas como educação midiática — fundamental para estimular o pensamento crítico e a autonomia na análise das informações —, além de boas práticas em comunicação com enfoque em direitos humanos. Também será debatida a sustentabilidade econômica e financeira dos veículos e iniciativas de comunicação periféricas, comunitárias e independentes.
A proposta busca fortalecer redes colaborativas e ampliar a presença e a valorização das vozes periféricas na construção de narrativas que dialogam diretamente com os territórios e com as pautas da sociedade civil.
Como se inscrever:
As inscrições estão abertas de 27 a 29 de maio de 2025. Para se inscrever, acesse o formulário disponível no link: Formulário de Inscrição(disponíveis aqui) e preencha com seus dados. Após o envio, você receberá um e-mail de confirmação com as informações para acesso à oficina.
A oficina é resultado de um trabalho coletivo realizado por consultores da Unesco, que mapearam experiências e entrevistaram comunicadores de 15 estados brasileiros. O material coletado será a base para a elaboração de dois importantes instrumentos para o setor: um manual de boas práticas em comunicação popular e um guia de sustentabilidade para mídias periféricas e independentes.
Essa formação é voltada para comunicadores(as), educadores(as), lideranças comunitárias e representantes de organizações da sociedade civil que atuam ou desejam atuar no fortalecimento da comunicação democrática, inclusiva e comprometida com os direitos humanos.
A atividade conta com a coordenação da Secretaria de Comunicação Institucional (SECOI) e da Secretaria de Imprensa (SIMP), com apoio da Secretaria de Políticas Digitais (SPDIGI).
O post Secom – PR e Unesco oferecem oficinas gratuitas para o fortalecimento de vozes periféricas e narrativas populares na comunicação apareceu primeiro em ANF – Agência de Notícias das Favelas.