Entenda caso da atriz que quer congelar corpo do filho de 13 anos

A atriz australiana Clare McCan abriu uma campanha de financiamento para tentar preservar o corpo do filho congelado para uma possível ressurreição no futuro. A ideia é reunir 300 mil dólares australianos, pouco mais de um milhão de reais. Segundo a mãe, o garoto de 13 anos morreu vítima de suicídio no último fim de semana, depois de ser vítima de bullying na escola.

A criogenia, ou criopreservação pós-morte, consiste no resfriamento extremo do corpo humano (ou apenas do cérebro) logo após a morte clínica. Apesar de o processo já acontecer, e pessoas investirem no congelamento, não existe tecnologia capaz de reanimar um corpo humano criopreservado.

“Parte meu coração de uma forma que palavras não conseguem expressar dizer que, em um momento de dor insuportável, Atreyu tirou a própria vida. Isso não foi culpa dele. Ele foi abandonado pelo sistema educacional, enquanto sofria uma quantidade horrenda de bullying”, escreveu a atriz na publicação em que divulga o link para a campanha.

“Agora, humildemente, peço a sua ajuda para preservar a memória da vida dele e me ajudar a lutar contra essa avalanche desumana de suicídios infantis causados por bullying não combatido por escolas e professores”, continua.

Segundo McCan, a campanha tem até os primeiros sete dias após a morte do garoto para conseguir juntar o dinheiro e, assim, poder revivê-lo quando for possível. “Só temos mais uma chance de preservar criogenicamente o corpo dele nos próximos sete dias. Se perdermos essa janela, perdemos também a chance de qualquer possível reanimação futura que a ciência possa oferecer”, disse.

 Até a publicação desta nota, a campanha tinha arrecadado apenas 2% do objetivo final.
Clare McCan é uma atriz australiana que participou de produções menores como os curtas “The Cellar”, “Second Hand” e “Pig Boy”. Também esteve em longas como “Just One More Day” e “Head Above Water”.

O que é criogenia?
 
A prática tem o objetivo de preservar suas estruturas biológicas intactas e utiliza nitrogênio líquido a temperaturas próximas de 196 °C negativos, o que impede a degradação celular. A criogenia é, no entanto, uma aposta no avanço futuro da medicina regenerativa, da nanotecnologia e da neurociência.
 
O Fantástico mostrou, em 2023, as pesquisas sobre criogenia. Até hoje, muita gente ainda é seduzida pela ideia de ter uma segunda chance, de ser “ressuscitado” daqui a dezenas, centenas de anos.
Apesar de algumas pessoas investirem em congelamento, como mostra o programa, o objetivo não tem base na medicina: não existe forma capaz de reanimar um corpo humano preservado desta forma.
 

Como buscar ajuda
 
Para quem precisa de apoio emocional, além de acionar a rede de apoio, o acolhimento inicial pode ser feito através do número 188, o número do Centro de Valorização da Vida (CVV), que é válido em todo território nacional e é gratuito.

Além disso, o site Mapa da Saúde Mental pode ser utilizado para encontrar um serviço mais próximo, trazendo informações sobre acolhimentos gratuitos ou de baixo custo.

O Sistema Único de Saúde (SUS) promove a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) através dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) que fazem o acolhimento para quem precisar sem necessidade de agendamento.

Os serviços de atenção básica, conhecidos como postinhos de saúde, também podem realizar consultas com enfermeiras, promovendo um acolhimento inicial no momento de sofrimento.

Há ainda instituições sem fins lucrativos que oferecem apoio e informação:
Centro de Valorização da Vida
Associação Brasileira dos sobreviventes Enlutados por Suicídio
Instituto Vita Alere
Rede Pode Falar (para jovens de 13 a 24 anos)
Instituto Bia Dote

Adicionar aos favoritos o Link permanente.