
Medida foi anunciada após relatos de superlotação nas unidades, especialmente na UPA do Bela Vista. Moradores chegaram a esperar mais de cinco horas por atendimento, inclusive com crianças. Moradores enfrentam até 5 horas de espera por atendimento na UPA do Bela Vista em Bauru
Depois de semanas de reclamações e registros de superlotação nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Bauru (SP), o atendimento pediátrico nas unidades do Bela Vista e Geisel/Redentor foi ampliado, inclusive aos fins de semana.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Na madrugada de quarta-feira (21), moradores relataram à TV TEM que chegaram a esperar mais de cinco horas por atendimento na UPA do Bela Vista, mesmo em casos envolvendo crianças.
Segundo relatos, apenas dois médicos atendiam no local durante a madrugada, o que teria sido insuficiente diante da alta demanda. Um vídeo gravado por pacientes também mostrava a sala de espera completamente lotada e até início de confusão por causa da demora.
Em nota publicada nas redes sociais da prefeita Suéllen Rosim, às 22h da terça-feira (20), foi dito que as quatro UPAs da cidade estavam com um volume atípico de pacientes, aumentando o tempo de espera. Até o horário daquela nota divulgada, mais de 1,4 mil adultos e 407 crianças tinham sido atendidos, sendo um número superior à média habitual.
UPAs de Bauru enfrentam superlotação por demora nos atendimentos
TV TEM/Reprodução
Reforço no atendimento
Diante das críticas, o atendimento pediátrico foi reforçado nas UPAs Bela Vista e Geisel/Redentor a partir da quinta-feira (22).
A UPA Bela Vista contará com mais um médico pediatra das 10h às 22h, e a UPA Geisel/Redentor terá reforço com mais um pediatra das 7h às 13h e das 19h até 1h. Os profissionais atuarão todos os dias da semana, incluindo fins de semana e feriados.
Atualmente, essas unidades já contam com três pediatras por turno. Com o novo reforço, a expectativa é reduzir o tempo de espera, que tem gerado reclamações constantes da população.
Além disso, a Prefeitura informou que pretende implantar atendimento pediátrico na UPA Mary Dota no segundo semestre deste ano, após a conclusão das obras de ampliação da unidade.
Para ajudar durante o grande fluxo de atendimento nas UPAs, quatro Unidades Básicas de Saúde (Bela Vista, Geisel, Mary Dota e Independência) também seguem com atendimento estendido até as 23h de segunda a sexta-feira, e das 8h às 18h aos sábados.
Moradores chegaram a esperar mais de cinco horas por atendimento no UPA Bela Vista em Bauru
TV TEM/Reprodução
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da região