O Dia da Língua Nacional, celebrado no dia 21 de maio, nos convida a refletir sobre a diversidade do nosso povo. São várias as formas de se comunicar e expressar a soberania nacional.
Mas o que é a Língua Nacional? É a língua que se fala numa nação. No Brasil, é a língua portuguesa, porém a língua portuguesa não é falada apenas no Brasil ou em Portugal, desde as grandes expansões marítimas pelos portugueses, a língua expandiu-se para a África, Ásia e Oceania,
O nosso português, seja ele escrito ou falado, recebeu muitas influencias e contribuições linguísticas, iniciando com as variações da língua tupi, aquela falada por muitas tribos indígenas, existentes antes mesmo da colonização e foi ainda misturado ao idioma ioruba, língua de povos africanos que foram trazidos durante a colonização como escravos.
Segundo os livros de história foram quase quatro séculos de misturas na língua portuguesa, língua esta derivada do latim e difundida no império romano.
O dia 21 de maio foi instituído como dia nacional da Língua Portuguesa por conta da criação, em 2006, do Museu da Língua Portuguesa, que fica na Estação da Luz, em São Paulo.
De acordo com a professora Bernadete Bonini:. “Esta data é de suma importância, pois nos permite uma reflexão da língua, ela que é exatamente nossa essência. Nossa língua é o que somos, com ela podemos nos expressar, seja na forma de emoções, seja na forma de sentimentos, afinal quanto mais nos inteiramos de nossa língua mais nos aproximamos e entendemos a nós mesmos e aos outros. Nesta data comemorativa devemos refletir e compreender a essência de nossa língua, desde a forma de falar, a forma de escrever, com sotaques, de forma clara ou não, certa ou errada, mas lembrando sempre que a língua somos nós e com ela conquistamos o mundo. Grandes nomes da literatura estudaram e ainda estudam, toda esta mistura que constrói nossa língua pátria. Grandes nomes como Machado de Assis e Carlos Drummond de Andrade nos deixaram uma amostra valiosa das pesquisas e trabalhos realizados na área”
Nossa língua nacional é diferente da língua portuguesa e a nossa riqueza está na influência que recebemos dos imigrantes e dos próprios migrantes, pois todo esse entrelace modifica, de forma contínua, nossa língua sem perder sua essência.
De acordo com a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), são nove os países que têm a língua como idioma oficial. São eles: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, Timor-Leste e São Tomé e Príncipe. Sendo considerado o quarto idioma mais usado no mundo, perdendo apenas para o mandarim, inglês e espanhol.
Celebrar o Dia da Língua Nacional é reconhecer que a linguagem vai além das palavras. Ela é instrumento de cidadania, acesso ao conhecimento e respeito às diferenças. É por meio dela que construímos ideias, partilhamos afetos e fazemos parte da sociedade.