A Receita Federal abriu nesta sexta-feira (23) a consulta ao maior lote de restituição do Imposto de Renda já registrado na história do país. No próximo dia 30 de maio, serão pagos R$ 11 bilhões a 6,2 milhões de contribuintes, superando todos os valores anteriores em volume de recursos destinados.
O primeiro lote inclui contribuintes com prioridade legal: 240 mil idosos acima de 80 anos, mais de 2,3 milhões entre 60 e 79 anos, quase 200 mil pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e mais de 1 milhão cuja principal fonte de renda é o magistério. Além disso, mais de 2,3 milhões de contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e optaram por receber via Pix também serão contemplados.
A consulta pode ser feita a partir das 10h desta sexta-feira, pelo site da Receita Federal (www.restituicao.receita.fazenda.gov.br) ou pelo aplicativo oficial para dispositivos Android e iOS. Para verificar se terá direito ao pagamento, basta informar CPF, data de nascimento e o ano de exercício da declaração.
O pagamento ocorre no mesmo dia em que se encerra o prazo para a entrega da declaração do IR 2025. No total, cinco lotes serão pagos neste ano, até setembro, sempre com correção pela taxa Selic.
Este lote histórico reflete a modernização dos sistemas da Receita, que priorizaram o processamento rápido de declarações e ampliaram o uso de recursos como a declaração pré-preenchida e o recebimento via Pix, que garantiram mais agilidade aos contribuintes.
The post Receita libera consulta ao maior lote de restituição de imposto da história appeared first on Agora No Vale.