Pacientes que utilizam a rede assistencial de saúde mental em Natal, além de seus familiares, fizeram um protesto nesta terça-feira 20 contra o fechamento de serviços na capital potiguar.
A manifestação foi concentrada em frente à Prefeitura, na Cidade Alta. Os pacientes cobraram melhorias no atendimento psiquiátrico nas unidades e a reabertura do Caps Dr. André Luís (Caps III Leste), fechado desde julho de 2024 depois de interdição da Vigilância Sanitária Municipal por ausência de condições estruturais mínimas.
O problema ocorre em outras unidades, como no Caps Oeste, onde a equipe está incompleta e não consegue atender toda a demanda.
Ao AGORA RN, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disse que os atendimentos do Caps III Leste estão funcionando desde agosto de 2024 no Ambulatório de Prevenção e Tratamento ao Tabagismo, Alcoolismo e Outras Drogas (APTAD), localizado na Rua Governador Valadares, n.º 01, no bairro Neópolis.
Os atendimentos são de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Os pacientes também estão sendo direcionados para a Unidade Básica de Saúde de Pirangi (localizada na Av. São Miguel dos Caribes, S/N, em Neópolis), de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. l