Servidores do Aeroporto Municipal se capacitam em segurança na aviação

Estimated reading time: 3 minutos

Nesta sexta-feira (16), os servidores do Aeroporto Municipal Luiz Dalcanalle Filho receberam certificados de conclusão de três cursos com foco em segurança na aviação. É a primeira vez que essas capacitações geram certificados, embora sejam realizadas de forma contínua. Os cursos abordaram protocolos e procedimentos de segurança, preparando a equipe para uma futura classificação do aeroporto como AP-1, necessária para a retomada da aviação comercial.

A ação foi realizada em um momento que o aeroporto alcança a marca de 960 operações de vôos em 2025, entre decolagens e aterrissagens aeromédicas, militares, governamentais, executivas, entre outros.

O prefeito Mario Costenaro destacou que “isso representa a importância do aeroporto para o bom desenvolvimento econômico da cidade em todas as áreas, gerando oportunidades, gerando melhores condições para que a gente cresça em termos de desenvolvimento de serviço para o cidadão. “Nós estamos qualificando os nossos colaboradores em uma formação continuada. Nós estamos buscando fazer uma melhor estruturação do nosso aeroporto para que a gente possa avançar daqui a pouco para voltar com os nossos voos regulares”, explicou o prefeito.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Thiago D’Arisbo, a entrega dos certificados representa não apenas a consolidação do conhecimento técnico, mas também o reconhecimento e a valorização dos profissionais que atuam no local. “O Aeroporto Municipal exige que os seus servidores estejam sempre qualificados. Existem vários conteúdos e competências técnicas que eles adquirem através dessas formações. Hoje foi um desses dias. Hoje nós entregamos a certificação de três cursos para todos os servidores que lá atuam”, afirmou.

O secretário também destacou o impacto positivo da iniciativa no plano de carreira dos servidores. “Esse foi um momento muito importante porque ele também revela a valorização com o próprio servidor, uma vez que eles podem, a partir dessas qualificações, também seguir com seu plano de evolução de carreira”, completou.

Entre os temas abordados nas capacitações estão conteúdos básicos da AVSEC (Aviation Security), voltados à revisão de procedimentos seguros, protocolos de segurança e atuação nas áreas sensíveis do aeroporto. Segundo D’Arisbo, o próximo ciclo de cursos já deverá incluir a capacitação inicial específica para aeroportos classificados como AP-1, etapa essencial para o retorno das operações regulares de voos comerciais.

“Estaremos já nos preparando, inclusive, com os próprios servidores, para que eles estejam habilitados para esse momento futuro”, finalizou o secretário.

TOLEDO

O post Servidores do Aeroporto Municipal se capacitam em segurança na aviação apareceu primeiro em Jornal do Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.