Criminosos utilizavam dispositivo eletrônico para bloquear alarmes de veículos e praticar furtos; três suspeitos seguem foragidos
Uma operação conjunta das polícias civis de Lajeado e Sapucaia do Sul prendeu dois homens por furto qualificado e associação criminosa na manhã desta segunda-feira (20 de maio). A dupla é suspeita de integrar uma quadrilha que atuava em Lajeado, utilizando um dispositivo eletrônico conhecido como “Chapolin”, usado para bloquear alarmes de veículos e facilitar furtos.
A ação contou com o apoio da Delegacia de Roubos e Furtos (Draco) de Lajeado e da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Canoas. No total, 20 policiais civis participaram da operação, que resultou no cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão em endereços de Sapucaia do Sul, além da prisão preventiva dos dois investigados.
Como funcionava o golpe
Segundo a investigação, o grupo utilizava o aparelho “Chapolin” para interferir no sinal dos controles remotos de travamento dos carros. Com o bloqueio do alarme, os criminosos conseguiam abrir os veículos sem chamar atenção e furtar objetos do interior. Estima-se que mais de 15 furtos tenham sido cometidos com essa tática em Lajeado.
Durante a operação, a polícia apreendeu um veículo utilizado nos crimes e dispositivos eletrônicos Chapolin, que serão analisados pela perícia. Três suspeitos seguem foragidos.

Investigação segue em andamento
De acordo com o Delegado Humberto Roehrig da Polícia Civil de Lajeado, o objetivo agora é identificar e capturar os demais envolvidos e avaliar a extensão da atuação da quadrilha, que pode ter agido em outras cidades da região.
A orientação da polícia é que vítimas de furtos em veículos que suspeitem da utilização do “Chapolin” registrem boletim de ocorrência, o que pode auxiliar no cruzamento de informações e no fortalecimento das provas.
The post Dupla que usava “Chapolin” para furtar veículos em Lajeado é presa appeared first on Agora No Vale.