Os principais rios do estado de Alagoas seguem sendo monitorados pela Defesa Civil estadual devido às chuvas intensas e ininterruptas que caem desde o último sábado (17). Às 4h de segunda-feira (19), o quadro hidrológico foi atualizado e mostrou a situação em cada região. Veja abaixo:
- Rio Paraíba: teve elevação considerável desde as cabeceiras até a foz nesse domingo, porém está com seus níveis estáveis e escoando dentro da calha, sem riscos de transbordamentos.
- Rio Mundaú: teve elevação considerável na região de cabeceiras, passando por Santana do Mundaú e São José da Laje através do Rio Canhoto. Nessa região os rios da Bacia do Mundaú estão com cotas elevadas, porém estáveis, na calha e portanto sem riscos de transbordamento. A partir de União dos Palmares, o Rio Mundaú apresenta uma elevação maior, sendo esta elevação observada também em Murici e Rio Largo, mas nesta madrugada estabilizou e não oferece ricos de transbordamento.
- Rio São Miguel: teve elevação considerável e se manteve numa cota alta e constante com estabilidade,voltando a elevar-se lentamente nesta madrugada, mantendo escoamento do rio dentro da calha, sem riscos de transbordamento.
- Rio Jitituba: apresentou elevação máxima sem transbordamento durante a madrugada, estabilizou e começou lentamente a diminuir seu nível no município de Flexeiras.
- Rio Jacuípe: apresentou elevação máxima sem transbordamento durante a madrugada, estabilizou por volta de meia noite e começou lentamente a diminuir seu nível.
- Rio Santo Antônio (São Luiz do Quitunde) e Rio Manguaba (Jundiá e Porto Calvo): apresentaram elevações consideráveis ao longo do dia e madrugada, e continua com elevação continua merecendo atendo atenção especial podendo chegar a nível de transbordamento durante a madrugada e resto do dia, caso as chuvas fortes continuem na região.
- Rio Camaragibe: devido as fortes chuvas, merece atenção ao risco de transbordamento, principalmente nas partes mais baixas, como Matriz e Passo de Camaragibe que ainda sofrem influencia do mar e dificuldade no escoamento.
- Lagoas Mundaú e Paraíba: já recebem um grande volume de água vinda dos rios Mundaú, Paraíba e Sumaúma, continua com elevação lenta, e perdendo a oscilação do nível regido pelas marés, no momento se mantém dentro da normalidade, mas continua com atenção especial na evolução do nível para os próximos dias.
Alerta meteorológico renovado
Na última noite, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) renovou o alerta meteorológico para chuvas fortes em Alagoas. A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais, que monitora as condições meteorológicas atuais e os modelos numéricos de previsão do tempo, destacou que as rodadas mais recentes desses modelos indicavam a persistência de chuvas que devem elevar os acumulados para as regiões ambientais da Zona da Mata (com maior intensidade na metade norte da região) e Litoral, incluindo a região metropolitana de Maceió durante a noite de domingo, e se estendendo pela segunda-feira. Nas demais regiões, também há previsão de chuva de intensidade fraca a moderada neste período.
“A atuação de cavados em baixos e médios níveis da atmosfera, sobre o Oceano Atlântico na costa leste da região Nordeste do Brasil, está favorecendo a formação de áreas de nebulosidade convectiva e o escoamento em baixos níveis pode gerar rajadas de vento de
intensidade moderada. Há previsão de chuva de intensidade moderada no Estado de Alagoas.
Atenção especial para as regiões do Litoral e Zona da Mata, onde a formação de instabilidades pode gerar acumulados de chuva mais expressivos”.
A Semarh revelou que há elevado risco de alagamentos, principalmente nas áreas com deficiência de drenagem urbana, elevação de pequenos riachos e aumenta significativamente o risco para deslizamentos em áreas de encosta. Nas demais regiões ambientais do Estado há previsão de chuva, porém sem risco associado.