PT terá disputa acirrada pela presidência do diretório do partido no RN

A disputa interna pelo comando do PT do Rio Grande do Norte se acirrou com o lançamento da candidatura conjunta da deputada estadual Isolda Dantas e da vereadora de Natal, Samanda Alves. Elas se juntaram para enfrentar a deputada estadual Divaneide Basílio, que também se lançou, na última quarta-feira (14), à presidência do diretório estadual do partido.

O Processo de Eleição Direta (PED) que definirá a nova direção do PT-RN, atualmente ocupada pelo ex-deputado estadual Júnior Souto, acontece no dia 6 de julho de 2025, através de votação secreta. Estão aptos a participar da eleição todos os militantes que se filiaram ao partido até o dia 28 de fevereiro de 2025.

A proposta da candidatura conjunta da deputada e da vereadora é que as duas se revezem na presidência do PT-RN, com cada uma delas ficando dois anos no cargo. Samanda seria a presidente nos dois primeiros anos e Isolda, no segundo biênio. O mandato, ao todo, tem quatro anos.

Em texto publicado nas redes sociais lançando a candidatura coletiva, Isolda e Samanda afirmaram que “reivindicam um PT mais forte, organizado e estadualizado”. A chapa das duas tem como lema “Por um PT de coragem e esperança do interior à capital”.

Essa é a primeira vez que o partido tem uma candidatura coletiva à presidência do seu diretório estadual. Pertencentes a correntes internas diferentes no PT, Isolda e Samanda juntaram forças para tentar derrotar Divaneide Basílio, integrante da CNB (Construindo um Novo Brasil), que construiu uma aliança com a AE (Articulação de Esquerda), tendência liderada pela deputada federal Natália Bonavides.

Isolda compõe a DS (Democracia Socialista), mesma corrente da vereadora de Natal, Brisa Bracchi. Já Samanda é da Avante, tendência da governadora Fátima Bezerra e do deputado estadual Francisco do PT.

Isolda exaltou a “coragem” e a “esperança” dos militantes que constroem o PT, que ela também chamou de “aguerridos e teimosos” por quererem uma “mudança de mundo”.

Samanda defende que o partido “precisa de uma direção à altura dos desafios do nosso tempo, comprometida com a disputa de rumos da sociedade”.

Ela citou que as prioridades da legenda para 2026 serão a reeleição do presidente Lula e a eleição para o Governo do Estado do secretário de Fazenda do Rio Grande do Norte, Cadu Xavier, além da “ampliação das nossas bancadas e com o fortalecimento do PT em cada município potiguar”.

Curiosamente, a vereadora não citou a eleição da governadora Fátima Bezerra, que renunciará ao cargo no próximo ano para disputar uma das duas vagas ao Senado Federal, entre as prioridades do PT.

Insatisfação interna com presidência de Júnior Souto

Nos bastidores, comenta-se que há muita insatisfação nos diretórios municipais com a forma como o partido vem sendo dirigido pelo presidente Júnior Souto desde 2018. Uma fonte petista disse acreditar que, devido a esse desgaste, será difícil para a Avante se manter no comando do diretório estadual do PT.

“A insatisfação no interior é muito grande com a gestão de Júnior Souto, inclusive entre militantes da Avante. As pessoas estão querendo eleger outro grupo”, comentou a fonte.

A CNB de Divaneide Basílio e do deputado federal Fernando Mineiro já comandou o diretório estadual petista em anos anteriores, sendo a última vez com o ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva, presidente do partido de 2010 a 2017.

Divaneide é a atual presidente do PT de Natal. A deputada tentará, agora, levar a CNB de volta a comando do diretório potiguar da legenda, com o apoio de outras tendências internas. Além da AE de Natália Bonavides, ela também obteve o apoio de outras três correntes petistas (Brasil Socialista, Resistência Socialista e Esquerda Popular Socialista).

“Disponibilizo meu nome para a presidência estadual a partir da constatação de que, mais do que nunca, precisamos reorganizar e fortalecer o PT, não só para as próximas disputas eleitorais, mas para disputar os rumos políticos do estado, em permanente diálogo com nossa base partidária, nossos aliados e com os mais variados movimentos sociais”, anunciou a deputada ao lançar sua candidatura.

A CNB, para retribuir o apoio da Articulação de Esquerda no RN, fechou acordo para apoiar a candidatura do vereador Daniel Valença para presidente do PT de Natal.

The post PT terá disputa acirrada pela presidência do diretório do partido no RN appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.