Trinta e dois clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro divulgaram, neste sábado 17, um manifesto conjunto em apoio à candidatura de Reinaldo Carneiro Bastos, atual presidente da Federação Paulista de Futebol, para a presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). No documento, os times criticam a instabilidade nas últimas gestões da entidade.
“O futebol brasileiro precisa virar o jogo. Afastados, banidos e impugnados, nenhum dos últimos cinco presidentes da CBF terminou seu mandato. O futebol brasileiro não pode mais ser jogado nos tribunais. Ele precisa voltar aos gramados”, diz o texto assinado pelos clubes.
Entre os signatários estão integrantes das duas principais ligas em articulação no país — a Libra e a Liga Forte União (LFU). Assinam o manifesto os seguintes clubes: Atlético-MG, Bahia, Ceará, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude, Mirassol, Red Bull Bragantino, Santos, São Paulo, Sport, Vitória, Amazonas, América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Avaí, Botafogo-SP, Chapecoense, Coritiba, CRB, Criciúma, Cuiabá, Ferroviária, Goiás, Novorizontino, Operário-PR e Vila Nova.
A carta é resultado de uma reunião realizada no mesmo dia, motivada por insatisfação com o processo de articulação política para a sucessão na presidência da CBF. Os clubes também possuem direito a voto na escolha do novo dirigente, junto às federações estaduais.
Reinaldo Carneiro Bastos oficializou sua candidatura ao cargo máximo da CBF neste sábado. Pouco depois, os clubes divulgaram o manifesto com seu apoio. Oito clubes das Séries A e B não se posicionaram até o momento: Grêmio, Palmeiras, Botafogo, Vasco, Volta Redonda, Paysandu, Remo e Athletic-MG.
Segundo apuração da CNN Brasil, o presidente da Federação Roraimense de Futebol, Samir Xaud, já conta com o apoio de 22 federações estaduais para também disputar a presidência da CBF.