Evento celebra o legado portuário e promove o esporte na comunidade

A Corrida do Porto de Paranaguá acontece no próximo dia 18 de maio. Essa é a terceira edição do evento esportivo, que aproxima a atividade portuária da comunidade, promove saúde e o bem-estar e a integração. Com percursos para diferentes categorias e um trajeto especial na faixa portuária, a prova promete, mais uma vez, marcar a história e servir de exemplo para outros portos brasileiros.

Neste ano, em especial, o evento ocorre em celebração ao aniversário de 90 anos do Porto de Paranaguá. A primeira edição da Corrida do Porto foi realizada em abril de 2023.

O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, explicou como surgiu a ideia da Corrida e como foi estruturada. “No caso da corrida, a ideia surgiu da minha esposa, mas isso antes da pandemia. Chegamos a estruturar a ideia, pensando em como a gente poderia desenvolver, suspendemos a ideia por conta da pandemia e, no final de 2022, vimos que havia um ambiente mais propício para fazer. A ideia veio de casa e repercutiu. Esse é o terceiro ano de prova, a cidade abraçou o evento e virou um marco para a gente”, destacou Luiz Fernando.

No primeiro ano, foram abertas 1200 inscrições que foram preenchidas uma semana antes do prazo final. No dia da Corrida, 1100 pessoas participaram.

“No segundo ano, fomos mais ousados, abrimos 1500 vagas. Faltando 40 dias para a prova, tivemos as inscrições esgotadas. É um ambiente supercontrolado, temos que fazer um planejamento prévio, havia um plano que foi apresentado à Receita e à Polícia Federal, tudo tinha que ser modificado. Conseguimos fazer um adendo a este plano e colocamos mais 500 vagas, que esgotaram em menos de 12 dias”, contou Luiz Fernando.

Essa resposta mostrou a integração do porto com a sociedade, apontando que a proposta do evento estava no caminho certo. Neste ano, foram 3 mil inscrições abertas.

Organização

A Portos do Paraná conta com a Global Vita Esportes e Associação Pró-Correr para a organização da corrida. Além disso, as atividades portuárias precisam ser paralisadas por algumas horas para que a prova ocorra com segurança.

“Algumas atividades conseguiríamos manter, como um carregamento em navio feito por esteira. Mas, por máxima medida de segurança, tudo é paralisado por seis ou sete horas. Temos o apoio da comunidade portuária, dos operadores, empresas, terminais, para que tenhamos uma segurança plena. Não há caminhões transitando, apenas os carros de apoio da prova, e nem produtos nas esteiras”, afirmou Luiz Fernando.

Para ele, a Portos do Paraná encontrou um caminho de incentivar o esporte e a integração. “Mas também a parceria que a gente pode fornecer de uma outra perspectiva. Costumamos falar dos empregos, da renda gerada, mas também podemos prover, por algumas horas, uma faixa portuária que se torna de integração e de diversão das pessoas”, ressaltou o diretor-presidente.

O legado da Corrida do Porto

Além de promover a integração e o incentivo à prática esportiva, o evento também carrega um lado social. As inscrições, nas duas primeiras edições, foram revertidas na compra de alimentos doados para instituições da cidade. Neste ano, o objetivo é deixar um legado para os dois abrigos de idosos de Paranaguá.

“Todas as arrecadações têm um propósito social. Neste ano, resolvemos trabalhar com infraestrutura. Os dois asilos da cidade terão algumas questões para melhorar, como telhado e outras demandas que foram sugeridas pelas próprias instituições para que a gente possa prover um recurso financeiro para essas obras que eles esperam há muito tempo. É deixar um legado em infraestrutura por conta da Corrida”, destacou o diretor-presidente.

FOTO2 8
Neste ano, foram 3 mil inscrições abertas (Foto: Arquivo / Cláudio Neves / Portos do Paraná)

Calendário de eventos e premiação

Em dezembro de 2023, a Corrida do Porto fez parte do calendário de eventos de Paranaguá. A Lei n.º 4.375 foi sancionada pela Câmara do município. “Hoje, o Porto tem até uma obrigação legal de promover essa corrida sempre no primeiro semestre do ano”, enfatizou Luiz Fernando.

O evento também foi premiado internacionalmente na Exposição e Convenção Anual da Associação Americana de Autoridades Portuárias (AAPA), nos Estados Unidos, em 2023. A empresa pública venceu na categoria “Eventos Especiais” pela promoção da Corrida do Porto e a ligação com a comunidade.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.